Notícias

Encontro de formação reúne mil trabalhadores rurais em Goiás

Cerca de mil trabalhadores rurais de todo o Brasil estão reunidos em Luziânia (GO), para o 4º Encontro Nacional de Formação (Enafor), realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A abertura do evento, que tem duração de três dias, ocorreu nesta segunda-feira (10), e contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. 

“Vocês passam dias trabalhando, refletindo, educando, aprendendo e ensinando. Vocês que vieram de todos os estados, encontram um povo alegre, que sorri, porque é um povo vitorioso e com esperanças renovadas. Esse encontro nos traz muita esperança. A Contag tem sido uma entidade de uma energia extraordinária, que representa muito bem os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de todo o País”, afirmou o ministro. 

Rossetto também avaliou o crescimento que o rural teve, alavancado pelo diálogo com os movimentos sociais, e apontou os desafios para o futuro do meio rural. “Avançamos muito, mas nós queremos mais. De 2003 para cá, aumentamos em 10 vezes os recursos para financiar a produção de alimentos saudáveis, por meio das mãos dos agricultores familiares, e isso vai aumentar ainda mais. Além disso, garantimos que 50% da assistência técnica prestada, a partir deste ano, seja específica para mulheres”, salientou. 

Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, o encontro discute as políticas formativas e o futuro do rural brasileiro. “O Enafor ocorre em um momento muito importante. Tivemos, em 2014, um ano com vários acontecimentos históricos, como os 50 anos da Contag, a Copa do Mundo, o Ano Internacional da Agricultura Familiar e a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. E, vamos analisar o momento atual, vamos fortalecer o nosso movimento sindical, para avançarmos ainda mais em todas as nossas questões políticas”, defendeu Broch. 

Também presente no evento, a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmem Foro, comemorou a presença massiva de mulheres no encontro. “O Encontro Nacional de Formação tem, no seu DNA, a participação de mulheres. Só hoje, temos 70% de mulheres aqui, nesta edição do Enafor. E temos que continuar com essa formação, para podermos alcançar o Brasil que queremos”, avaliou. 

Com o mote: Formação de base para quê, o 4º Enafor é um espaço de troca de saberes e conhecimentos formativos, envolvendo experiências de base comunitária, rodas de conversa e oficinas temáticas. 

 

Por: João Paulo Biage

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo