Categories: Notícias

Embrapa Rondônia recomenda calagem e adubação de pastagens

Calagem e adubação objetivam corrigir e elevar o teor de nutrientes solo a níveis considerados adequados para as pastagens expressarem sua capacidade produtiva

A calagem e a adubação são realizadas levando-se em conta a necessidade do solo, de acordo com resultados de análises em áreas de implantação, manutenção e recuperação de pastagens as quais expressam rendimento abaixo do seu potencial (pastagem em processo de degradação) devido à acidez do solo e à deficiência nutricional.

Na prática, calagem e adubação objetivam corrigir e elevar o teor de nutrientes solo a níveis considerados adequados para as pastagens expressarem sua capacidade produtiva, garantindo sustentabilidade e qualidade nutricional, esclarece Alaerto Luiz Marcolan, especialista em solos da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No final do período de estiagem e início das chuvas, o produtor deverá fazer a calagem e a adubação das pastagens. O manejo adequado das pastagens deve ser feito para que nas propriedades sempre haja alimento em quantidade e com adequado valor nutritivo da forragem a ser oferecido aos animais.

Manter a quantidade e a qualidade da pastagem a ser oferecida aos animais é a forma mais barata de fonte de alimento. A utilização de práticas de manejo inadequadas, principalmente nos solos de baixa fertilidade, como existente na região amazônica, contribui para a degradação das pastagens, refletindo nos baixos índices produtivos dos animais, “é necessário melhorar a produtividade das pastagens para que novas áreas não precisem ser abertas, garantido a qualidade nutricional e a sustentabilidade das pastagens”, ressalta Alaerto.

De acordo com ele, no período seco as pastagens ficam bastante deterioradas, e, por isso, deve-se aproveitar essa época para se fazer a amostragem do solo e no início do período chuvoso, de acordo com os resultados da análise, fazer a calagem e a adubação.

Fonte: Embrapa Rondônia

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago