Categories: Notícias

Embrapa mostra modelo de rastreamento a Stephanes

Por Fabíola Salvador

Agência Estado Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram hoje ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, um novo modelo de rastreamento de bovinos desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Segundo representantes de ambas as instituições, o sistema atende às exigências cada vez maiores dos mercados consumidores de carne, nacional e internacional, e, caso seja amplamente adotado pelo ministério e pelos pecuaristas, pode contribuir para aumentar a eficiência do processo de rastreamento de bovinos no País. Com base em software livre, o sistema é acessível a todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da carne bovina brasileira.

A "Plataforma Tecnológica Web para o Sistema Agropecuário de Produção Integrada", ou e-SAPI/Portal Pecuário, como é chamada, comporta todas as informações de interesse do processo de rastreamento, tais como as relativas a normas, saúde animal e segurança sanitária, além de dados sobre cotações dos animais no mercado, lista de frigoríficos, laboratórios aptos a análises específicas e artigos sobre o tema. Oferece aos pecuaristas portal de boas práticas de produção, no qual os produtores podem se inspirar com vistas à certificação da sua propriedade.

O e-SAPI permite a adoção de sistemas diversos de gerenciamento de propriedade ou a migração de dados de um sistema já utilizado pelo proprietário. A identificação e a história de cada animal, inseridas no sistema, contendo dados desde seu nascimento até seu abate, incluindo informações como raça, sexo, peso e idade, e as relativas aos cuidados recebidos e a toda a sua movimentação facilitam não apenas o gerenciamento do gado por parte dos pecuaristas mas também o trabalho de fiscalização sanitária e de controle do trânsito dos animais. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago