No dia 18 de janeiro a Embrapa Gado de Leite forma mais uma turma de alunos do seu programa de Residência Zootécnica. São 25 técnicos agrícolas de várias partes do Brasil que recebem o diploma e passam a integrar um mercado de trabalho bastante carente de mão-de-obra especializada.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins diz que praticamente 100% dos alunos já saem empregados. “Três grandes empresas irão absorver quase todos os técnicos que estão se formando”, diz Martins.
Aprender fazendo – A Residência Zootécnica da Embrapa Gado de Leite existe desde 2001. O programa se restringe a estudantes de Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), visando à complementação técnica do estudante de ciências agrárias, de nível médio, para o mercado de trabalho.
Este programa possibilita a vivência em todas as atividades de manejo, trato e alimentação de animais, em diferentes sistemas de produção de leite, bem como na prática de coleta de dados de experimentos com animais e forragens.
Ao término do treinamento, os residentes estão aptos a assistir e gerenciar os Sistemas Intensivo e Extensivo de Produção de Leite.
Cerca de 80% dos estudantes treinados têm oportunidade de emprego.
Com duração de um ano, a Residência é dividida em quatro módulos, com carga de 40 horas semanais, contemplando atividades teóricas e práticas relativas à bovinocultura leiteira.
Além do treinamento prático, os residentes participam de cursos específicos, num total de 192 horas, podendo também participar de outros cursos e eventos técnicos promovidos pela Embrapa Gado de Leite. Os módulos curriculares são os seguintes:
· Módulo 1 – Sistema Gado Mestiço Holandês/Zebu – São desenvolvidas atividades técnicas típicas de uma exploração leiteira em regime de pasto, com rebanho mestiço Holandês/Zebu.
· Módulo 2 – Sistema Gado Puro Holandês – São desenvolvidas técnicas pertinentes à exploração da pecuária leiteira em regime de confinamento, com Gado Holandês P.O.
· Módulo 3 – Pastagem – São acompanhados trabalhos de pesquisa com forrageiras, envolvendo as principais gramíneas e leguminosas tropicais recomendadas para o Brasil Central.
· Módulo 4 – Área Experimental – Zootecnia – São acompanhadas atividades diversas com rebanho holandês e mestiço em regime de semiconfinamento.
Ao final de cada módulo, os residentes são avaliados.
Os que cumprirem no mínimo 75% das atividades previstas e nota final 7, recebem, ao término do programa, o certificado de conclusão de Residência Zootécnica na Atividade Leiteira.
Outras informações sobre o programa de residência zootécnica da Embrapa Gado de Leite podem ser obtidas pelo e-mail: estagio@cnpgl.embrapa.br
Rubens Neiva
Jornalista – Embrapa Gado de Leite
(32) 3249-4712 / (32) 9124-0310
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…