A produção de novas vacinas contra a febre aftosa foi uma das ações propostas na reunião realizada hoje em Brasília entre representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), de acordo com nota divulgada pela Embrapa.
A reunião é resultado de convênio firmado entre a Embrapa e o Panaftosa para o desenvolvimento de projetos conjuntos para erradicação da febre aftosa no País.
A parceria permite o trabalho conjunto das duas instituições em ciência e tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, além de capacitação e transferência de tecnologia na área de febre aftosa e outras doenças.
Além da vacina, os participantes discutiram os mecanismos de estudo para diferenciar o diagnóstico do animal vacinado de um animal portador do vírus.
Dois assuntos estabelecidos pelo convênio já estão em andamento: as boas práticas na agropecuária e a informatização do sistema de guia de transporte animal (GTA), documento que atesta a sanidade do animal.
Segundo Fernando Campos, a parceria é fundamental, já que os pesquisadores da Embrapa poderão acessar as cepas de vírus do banco existente no Panaftosa.
O material é fundamental para a realização de pesquisas com febre aftosa.
“O objetivo é encontrar resultados que possam ser colocados à disposição da agropecuária nacional e também transferir conhecimento de interesse do agronegócio, de forma rápida e eficiente”, explicou o pesquisador.
Ele afirmou ainda ser essa mais uma oportunidade para o desenvolvimento científico sobre aftosa, bem como de outras doenças que afetam o homem e os animais.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…