Notícias

Embrapa: custo do frango, em abril, teve o segundo maior nível da história

O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves aponta que, após breve trégua no mês anterior, em abril passado o custo de produção do frango voltou a aumentar. O custo levantado – em valores arredondados, R$2,86/kg (valor de referência para aviários do estado do Paraná com climatização positiva) – representou aumento de 3,15% sobre março/16 e de 26,66% sobre o mesmo mês de 2015, além de corresponder ao segundo maior nível da história.
Acima desse valor só os R$2,91/kg de fevereiro de 2016. Mesmo assim, paira uma indagação em relação ao custo de abril: como foi menor (em comparação a fevereiro) se, no período, o preço do principal insumo do frango, o milho, aumentou mais de 15%?
Parte da resposta está no farelo de soja, cujo preço, efetivamente, recuou em abril, retrocedendo ao menor nível em 10 meses (em contrapartida, atinge no momento o maior nível dos últimos 10 meses).
Mas a queda de custo registrada é devida, também, à redução de preço de outros fatores. Como o dos pintos de um dia – que, com certeza, perderam preço porque caiu a demanda, não porque seu custo tenha recuado. Ou, ainda, como o das despesas financeiras – que tiveram redução porque os valores movimentados foram proporcionalmente menores.
De toda forma, é oportuno registrar que a redução de custo (de fevereiro para abril) proporcionada pelo pinto de um dia só se aplica às empresas que adquirem o produto no mercado independente. Ou seja: quem o produz (e isso se aplica a cerca de 80% da produção brasileira) não experimentou esse recuo e, com certeza, encerrou abril com um custo de produção total mais elevado que o de fevereiro.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo