Notícias

Emater/RS-Ascar realiza série de atividades sobre plantas repelentes em Roca Sales

Desde o começo do mês de setembro, a Emater/RS-Ascar tem realizado uma série de atividades com os grupos de terceira idade e clubes de mães de Roca Sales, sobre plantas repelentes. Em cada ocasião está sendo desenvolvida oficina – em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – com demonstração de repelente caseiro à base de cravo da índia. Até o momento, as comunidades das linhas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos Alta, além da sede e localidades próximas já receberam a atividade.
Os próximos with encontros estão marcados para os dias 21, 22 e 30 de setembro, nas linhas Júlio de Castilhos Alta, Marechal Floriano e Fernando Abott, respectivamente. Todas as atividades iniciam às 14h. De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Roca Sales, o repelente natural é uma estratégia para manter o mosquito longe, sem causar danos ao ambiente ou mesmo problemas de saúde. “Ele pode, inclusive, substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater insetos”, lembra a extensionista.
Assim como o cravo da índia, outras plantas repelentes, como a citronela, a lavanda, o manjericão, o crisântemo, o alecrim e a losna, entre outras, também têm este objetivo, o que garante a proteção de hortas. “Isto ocorre por que estas plantas liberam, por suas raízes e folhas, substâncias capazes de afastar insetos e pragas indesejados”, explica Leandra.
De acordo com a extensionista, os mosquitos são um grande incomodo, tanto pelo zumbido produzido, como pelas picadas, que podem provocar inchaços e coceiras, além de doenças. “Nesse sentido, o uso de repelentes naturais é capaz de servir não apenas como uma proteção, mas também como elemento decorativo para as propriedades”, completa.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago