Categories: Notícias

Emater-MG completa 66 anos presente em 789 municípios mineiros

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) completou no sábado(6) 66 anos de fundação. Pioneira na extensão rural do país e fundada em dezembro de 1948, a partir da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), a Emater-MG está presente em 789 dos 853 municípios mineiros. O número equivale a uma cobertura de 93% do Estado. 

O foco das ações é a agricultura familiar, que em Minas alcança 449.850 estabelecimentos agropecuários, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, realizado em 2006. 

Graças aos programas, projetos e ações, a empresa pública mineira garante o atendimento a 400 mil famílias de agricultores. Em média, esse segmento rural atendido pelo serviço de assistência técnica têm renda quatro vezes maior que os demais. Para os técnicos da empresa, isso significa ganho de produtividade e melhoria da qualidade de vida da população. 

Além da assistência técnica, a Emater-MG desenvolve programas e projetos que geram resultados ambientais, sociais e econômicos. O Programa Minas Sem Fome, por exemplo, beneficiou nos últimos dois anos 250 mil agricultores com projetos de horticultura, avicultura, apicultura, abastecimento de água e feiras livres, entre outros. 

Na cafeicultura, a Emater-MG desenvolve o programa Certifica Minas Café, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Os produtores participantes do programa são orientados pela empresa para a adequação das propriedades às boas práticas agrícolas, em conformidade com as normas ambientais e trabalhistas. Atualmente, Minas conta com 1.633 propriedades certificadas pelo programa, em 214 municípios. 

Outra ação importante é o programa Minas Leite, que investe na qualificação gerencial e técnica das propriedades. São priorizadas propriedades com produção de até 200 litros de leite/dia. Hoje o programa conta com 1.160 propriedades cadastradas, distribuídas em 386 municípios. Cada propriedade atendida pelo Minas Leite serve de modelo para outras dez propriedades vizinhas, o que garante um efeito multiplicador das ações do programa. 

Outros trabalhos da empresa de importante impacto na vida de agricultores mineiros podem ser conferidos no Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que só nos últimos dois anos beneficiou 17 mil produtores do Estado. 

Os centros de comercialização e capacitação; a participação no programa Brasil Sem Miséria e no Projeto Jaíba; além das ações de preservação do rio São Franscisco e os investimentos em capacitação do corpo técnico e em infraestrutura são também exemplos do papel da Emater-MG em Minas. 

Carros – Na sexta-feira, durante solenidade de comemoração dos 66 anos da Emater-MG, houve a entrega de medalhas e diplomas por tempo de serviço a funcionários de 40, 30, 35, 25 e 20 anos de casa. Também foram entregues a extensionistas da empresa as chaves de 15 novos veículos modelo Renault Sandero, quatro portas, com ar condicionado. Os carros, adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura, serão utilizados em serviços prestados a aquicultores e pescadores artesanais do Estado mineiro. 

“Temos orgulho de celebrar, pois a Emater é uma empresa sólida e que tem credibilidade, sendo capaz de se reinventar diariamente para superar os desafios da atualidade com otimização de recursos, pois conta com uma equipe de profissionais engajados”, disse na solenidade o presidente da empresa de assistência técnica, José Ricardo Roseno. 

 

Fonte: Diário do Comércio

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago