Notícias

Em SP, extração da macela gera emprego para pessoas de baixa renda

Planta é conhecida por ter aroma parecido com o da camomila.

Produtos conquistaram interessados em vários estados e no exterior.

Em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, a extração da macela está gerando emprego para pessoas de baixa renda. A planta é conhecida por ter aroma parecido com o da camomila e seus produtos conquistam interessados em vários estados do Brasil e do exterior.

Ela é cheia de cachos dourados. A macela é uma planta que se reproduz com facilidade por causa das sementes que, espalhadas pelo vento, ganham os campos. De longe, ela chama atenção pela cor e de perto, pela delicadeza, que impressiona.

A macela é mais comum na região Sul do Brasil e é muito usada no preparo de chá. A descoberta da planta em Ilha Comprida aconteceu depois que o Departamento de Desenvolvimento da cidade fez um levantamento e mapeou áreas que poderiam ser usadas para o extrativismo. A novidade foi como um presente para voluntários de um projeto de geração de renda.

Em apenas cinco meses, a produção foi bem positiva e das experiências com a macela surgiram os travesseiros aconchegantes, com aroma agradável, que proporcionam uma noite tranquila de sono.

A extração da planta mudou a vida de muita gente. Raimunda conta que já tinha pensado em se acomodar com a aposentadoria, mas voltou a sonhar.

A ideia tem tudo para dar certo, tanto que a meta é que cada um do grupo chegue a ganhar, pelo menos, um salário mínimo por mês.

Direta e indiretamente, o trabalho com a macela beneficia quase 100 pessoas e está provando que o desenvolvimento local pode, sim contar com presentes vindos diretamente do campo.

 

Por: Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo