Notícias

Em SC, produtores de mel estão de olho no mercado externo

Começou a colheita do mel e a produção este ano deve ser maior.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de mel do país.

Começou a colheita do mel em Santa Catarina e a produção este ano deve ser maior. Os apicultores estão de olho no mercado externo.

Esta época do ano é de muito trabalho para as cerca de 30 mil famílias que se dedicam à apicultura em Santa Catarina.

Na propriedade de Waldemar Haverot, que fica em Anitápolis, na grande Florianópolis, a colheita já começou. O produtor tem 38 caixas de abelhas e cerca de 60% da produção é vendida no exterior. Este ano, ele pretende superar o volume da safra passada, quando foram produzidos 12 mil quilos.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de mel do país. Na safra passada, 3 mil toneladas foram vendidas para países da Europa e principalmente para os Estados Unidos. Para este ano, com o aumento no número de colmeias e investimento em tecnologia, os apicultores esperam um incremento de 30% na produção.

“No Brasil, a gente tem um potencial enorme para aumento da produção. Hoje o Brasil é o nono produtor mundial, o segundo maior exportador de mel orgânico do mundo, e em cinco anos, possivelmente, devemos chegar a ser o quinto maior produtor mundial”, diz Ivanir Cella, gerente estadual de apicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Pensando neste mercado externo, Paulo Lopes também quer ampliar a produção. Atualmente ele exporta cerca de 90% do que produz.

 

Por: Renata Kerber

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo