Notícias

Em MS, abertura de novos mercados alavanca o cultivo da melancia

No sul do estado, a colheita da melancia segue a todo vapor.

Até o fim do ano, Eldorado deve produzir 25 mil toneladas da fruta.

A seca atrapalhou a safra em regiões com tradição na melancia e isso abriu novos mercados. Agricultores que investiram na fruta em Mato Grosso do Sul estão lucrando agora, na época da colheita.

Há pelo menos dois meses, todos os dias, a rotina é de caminhões saindo carregados. Só uma carreta que segue para Campo Grande leva 200 unidades. Por dia, Eldorado colhe cerca de 600 toneladas de melancia.

Na fazenda de Antoninho Vendruscolo, a área de cultivo chega a 200 hectares. A colheita da fruta já se aproxima do fim e para evitar que o sol queime a melancia, que ainda está na lavoura, o produtor usa uma técnica muito comum na região feita de uma pasta de polvilho com água quente, que serve como uma cola que passa na fruta.

A forte estiagem que atingiu grande parte do país este ano, também mexeu com a produção de melancia em Eldorado. A produtividade por hectare deve cair, mas em compensação, a área plantada em relação a ano passado aumentou. Isso significa que os produtores vão ter mais melancia em 2014.

A área passou de 600 hectares para mil. Segundo a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, a produção deve chegar a 25 mil toneladas, aumento de 80% em comparação a 2013.

A qualidade da fruta também surpreende os produtores. A adubação é responsável por uma melancia mais doce e o quilo vem sendo vendido, em média, por R$ 0,60, praticamente o dobro do preço conseguido o ano passado.

 

Por: Martim Andrada

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo