Categories: Notícias

Em Minas, frango vivo tem a primeira alta do ano

Na mesma data em que completaria 30 dias sem qualquer alteração no preço de referência, o frango vivo comercializado em Minas Gerais operou em mercado firme e obteve uma alta de cinco centavos. 

Primeiro do ano, o aumento do dia 08 de janeiro, elevou a cotação do produto para R$2,35/kg, o que significa a prática de valor similar ao registrado em São Paulo, onde os negócios efetivados permanecem sem alteração há 34 dias. E isto significa dizer “máximo de R$2,35/kg”, pois no interior paulista persistem as vendas por valor inferior, já que as ofertas continuam infladas por produto excedente vindo de integrações.

Sob esse aspecto, aliás, a alta registrada ontem em Minas Gerais representa inesperada virada, pois desde dezembro e até os primeiros dias desta semana (ou seja, inclusive no período de Festas) o mercado local, a exemplo do paulista, permanecia fraco, com negociações abaixo do valor de referência. 

A mudança de mercado, portanto, surpreende. Sobretudo por ocorrer nos primeiros dias do ano, momento em que o consumo ainda se encontra retraído. Daí a questão: a alta corresponde a uma tendência de mercado ou resulta apenas do reabastecimento de mercado após a “parada logística” de final de ano?

Independente de qual seja a resposta, a realidade é que, a despeito do atual “aumento”, o frango vivo de Minas Gerais ainda permanece com uma redução de 2% em um mês e de quase 10% em um ano. E se considerado o valor máximo atingido há menos de 90 dias, o índice de queda dobra, superando os 20%. 

Em São Paulo essa perda vem sendo menor, mas não menos significativa: redução de 16%. Já em relação ao que se praticava há um ano o recuo é de 6%.

 

Fonte: Avisite

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago