Categories: Notícias

Em 15 dias, número de casos de ferrugem mais que dobra em MS

Em um período de 15 dias o número de casos de ferrugem asiática da soja mais que dobrou em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada que atua no combate a doença, 2014 terminou com cinco focos confirmados da doença no estado na safra 2014/2015, e na primeira quinzena de janeiro de 2015 foram registrados mais seis ocorrências, aumentando para 11 o número de registros no ciclo, o que representa um incremento de 120% nesse curto espaço de tempo.

De acordo com consórcio, dos seis casos confirmados da doença em janeiro no estado, cinco foram registrados em Chapadão do Sul. Todos foram em lavouras comerciais. Foram duas ocorrências no dia 5, uma no dia 12 e duas no dia 13 de janeiro. O mais recente foco descoberto neste mês ocorreu em Aral Moreira, e foi confirmado no dia 14. Contabilizando os dados de toda a safra, o município que concentra a maior quantidade de focos de ferrugem até o momento em Mato Grosso do Sul é Chapadão do Sul, com seis casos. Depois aparecem Maracaju, com dois, Dourados, com dois e Aral Moreira, com um.

Primeiro caso

O primeiro caso confirmado da doença neste ciclo no estado foi registrado em Dourados. No fim de setembro, um estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), encontrou em uma planta de soja guaxa, que cresceu voluntariamente na área urbana, indícios da doença. O exemplar foi coletado e exames realizados na Clínica de Doenças de Plantas da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da instituição, apontaram que se tratava da doença. No país, de acordo com o consórcio, já foram diagnosticados nesta temporada 169 casos de ferrugem asiática. Os estados com o maior número de casos são: o Paraná (50), Rio Grande do Sul (40) e o Mato Grosso (26).

 

Por: Taciane Peres

Fonte: Capital News.

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago