Categories: Notícias

Ecoforte amplia produção agroecológica na Paraíba

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participa nesta quarta-feira (8) da assinatura do Projeto de Rede de Agroecologia na Borborema, em Lagoa Seca (PB). A ação prevê a aplicação de R$ 1,3 milhão para ampliar a produção agroecológica e a renda de cerca de 800 famílias de agricultores de 15 municípios da região.

A iniciativa está no edital Redes Ecoforte 2014/005, que apoia os projetos de práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. O programa compõe o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Brasil Agroecológico.

O Projeto de Rede de Agroecologia na Borborema, coordenado pela Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), vai desenvolver cinco eixos: os Bancos de Sementes Comunitários, as Unidades Itinerantes de Beneficiamento de Forragem, os Quintais Agroecológicos, os Fundos de Repasse em Cadeia de Pequenos Ruminantes e as Feiras Agroecológicas.

Todos eles vão aprimorar as ações que já estão em curso na região e que valorizam a criação de sementes e de animais, o trabalho das mulheres e da juventude rural, além de desenvolver as oito feiras agroecológicas já realizadas na Borborema. O prazo máximo para a execução do projeto é de dois anos.

O Ecoforte é resultado de acordo de cooperação técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Banco do Brasil (FBB), Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Embrapa.

Coordenada pelo MDA e pela Secretaria Geral da Presidência da República, a iniciativa destina R$ 25 milhões para o desenvolvimento deste e de outros projetos, que visam contemplar todas as regiões brasileiras. O recurso é disponibilizado pela FBB e pelo Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço

Assinatura do Projeto de Rede de Agroecologia na Borborema

Data: 08 de outubro (quarta-feira)

Horário: 11h

Local: Banco Mãe de Sementes – Km 112 da BR 104, Lagoa Seca – PB

 

Por: Tássia Navarro

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago