Categories: AgriculturaArtigos

Doenças do arroz irrigado: sintomas e manejo

As lavouras de arroz irrigado no Brasil são atacadas por várias doenças responsáveis por prejudicar a produtividade e a qualidade dos grãos colhidos. Essas enfermidades podem ser ocasionadas por bactérias, fungos, vírus, nematoides e por alguns fatores abióticos, como toxidez de nutrientes ou deficiências nutricionais, gases emitidos pela decomposição de vegetais, produtos químicos como herbicidas e inseticidas. Também podem ser favorecidas pelas condições ambientais, por meio das altas e baixas temperaturas.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Cley Donizeti Martins Nunes, destaca que as principais causas do aparecimento das doenças estão no uso da cultivar suscetível, semeadura em época tardia, uso de sementes com péssima qualidade sanitária e uso de adubação desequilibrada. “O desbalanço nutricional das plantas favorece a ocorrência e a severidade da doença e a adubação equilibrada evita especialmente o crescimento vegetativo exagerado das plantas e principalmente pelo uso excessivo de nitrogênio”, explica.

Alto potencial de ataque

A brusone é considerada uma das doenças mais importantes da cultura e possui capacidade de infectar várias gramíneas como arroz vermelho e preto, trigo, aveia, azevém, cevada, centeio, capim arroz, grama boiadeira, Brachiaria e etc.

A doença se desenvolve rapidamente em condições propícias, como em períodos longos de orvalho, nublados e associados a chuvas leves, as quais mantêm a umidade sobre as folhas. Nas condições de clima temperado, o pesquisador afirma que a brusone ocorre com maior severidade no início do estádio de emissão das panículas. “Ataca as panículas e interrompe o fluxo de seiva para os grãos, provocando redução no peso dos mesmos, aumentando a porcentagem de grãos quebrados e engessados, até mesmo a esterilidade completa da panícula, resultando em danos na produtividade, que podem na média ultrapassar em 50% de prejuízo”, acrescenta.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago