Notícias

Dia de Campo e Festival de Pratos de Leite atraíram atenção na 4ª Expoterneira

De 26 a 29/05, o Parque Municipal de Exposições de Três de Maio sediou a 4ª Expoterneira, com ênfase na produção leiteira, que demonstrou também potencialidades nos setores agropecuários, comerciais e industriais da região. Entre os destaques da programação estiveram o dia de campo da Agricultura Familiar e o 2º Festival Municipal de Pratos de Leite e Derivados.
Aproximadamente 400 agricultores de Três de Maio e região, grande parte beneficiários da Chamada Pública da Sustentabilidade, participaram do dia de campo realizado no primeiro dia da feira. No dia de campo – promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Cotrimaio, Funcap, Setrem, Prefeitura e comissão organizadora da 4ª Expoterneira – o público pode conferir estações sobre manejo e conservação do solo e água, criação da terneira (cria e recria), instalações para a criação da terneira, características morfológicas da terneira e alternativas de energias renováveis como biodigestor, aquecedor de água solar, eletrificador movido com energia solar, roda de água para geração de energia e carneiro hidráulico.
Durante o almoço ocorreu a solenidade em memória do extensionista Gilson Antônio Grando, falecido em outubro do ano passado, que atuou 34 anos em Três de Maio sendo presidente da 1ª Expoterneira. Estiveram presentes familiares, autoridades locais, regionais, estaduais e centenas de participantes, que acompanharam o descerramento da placa do espaço da Emater/RS-Ascar junto ao Parque de Exposições, que passa a denominar-se espaço Gilson Antônio Grando.
Durante a programação da 4ª Expoterneira a Emater/RS-Ascar também esteve presente de forma permanente no Espaço Gílson Antônio Grando, onde foram demonstradas práticas de tecnologias para geração de energias renováveis.
No sábado (28/05), a Emater/RS-Ascar em parceria com o Sicredi Noroeste, 4ª Expoterneira e Prefeitura promoveu o Festival Municipal de Pratos de Leite e Derivados, nas dependências do Espaço. Os objetivos do festival culinário foram de incentivar o consumo de leite na alimentação das famílias; estimular a criatividade, utilizando o leite de forma saudável e diversificada na elaboração de receitas cotidianas; resgatar receitas tradicionais à base de leite e que fazem parte da cultura e identidade alimentar das famílias; ampliar o conhecimento do valor nutritivo do leite e divulgar o potencial do mesmo como base alimentar; e valorizar este alimento presente quase que na totalidade das propriedades rurais do município.
Onze pratos foram elaborados por agricultoras do Município de Três de Maio, sendo eles, cri-cri · de leite condensado, elaborado por Ana Maria Salvador Signori; toalha molhada, de Aida Lilian Maciel; pudim gelado de ?quatro leites?, apresentado por Beatriz Rejane R. Gresele; pudim de leite, de Carla Wagentantz; sobremesa com iogurte e frutas, preparada por Ireni Schweig; quesco, de Isabel Margarida de Morais; torta de bolacha, receita de Márcia Dallavechia; queijo elaborado por Maria Sueli Grohs; lasanha de brócolis, preparada por Marise Milbrath; biscoito de leite condensado, de Vera Lucia Salvador Naressi; e cassata de bombom, feita por Zélia Rossi Naressi. Após a entrega de prêmios às participantes do festival, o público pode degustar as delícias expostas.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago