Categories: Notícias

Desempenho das carnes no primeiro decêndio de outubro: grata surpresa!

As exportações de carnes fecharam o primeiro decêndio de outubro (8 dias úteis) com aquela que, pela média diária, se caracteriza (por ora) como a melhor receita cambial obtida pelo setor em todos os tempos: US$75,233 milhões, valor 13,2% e 13,7% superior aos obtidos no mês anterior e no mesmo mês do ano passado. 

Esse resultado, aliás, coloca as carnes como o terceiro principal produto exportado pelo Brasil no mês, atrás apenas do petróleo e do minério de ferro. Corresponde, também, a um comportamento oposto ao dos produtos básicos, cuja receita média diária recuou 15,3% e 14,2% em relação, respectivamente, a setembro/14 e outubro/13. Quer dizer: não fosse o bom desempenho das carnes, a queda teria sido bem maior. 

Ainda que o valor médio ora registrado possa sofrer alguma diluição no decorrer das três semanas que completam outubro (+15 dias úteis), a receita do mês – dadas as condições do mercado internacional de carnes – tende a sofrer variação mínima. Assim, a perspectiva é, mesmo, de rompimento de um recorde que se mantém imbatível desde novembro de 2011, quando a receita média diária ficou em US$71,629 milhões.

As três carnes vêm contribuindo para esse bom desempenho. A ponto de as três sinalizarem novos recordes na receita cambial. E, neste caso, o crescimento mais expressivo tende a recair sobre a carne suína, cujo preço médio atual é mais de 50% superior ao de um ano atrás.

Em se tratando do volume, porém, a expansão mais significativa vem sendo da carne de frango, cujos embarques nos oito primeiros dias úteis do mês registraram média diária de 15.559 toneladas. 

Isso, transposto para os 23 dias úteis de outubro projeta total mensal da ordem de 358 mil toneladas de carne de frango in natura, volume que, se confirmado, vai deixar definitivamente para trás o recorde de 338,4 mil toneladas alcançado em maio de 2012. 

 

Fonte: Avisite

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago