Notícias

Depois das fortes quedas, mercado do leite sinaliza para estabilidade em curto prazo

Os preços do leite caíram em janeiro de 2015, referentes ao leite entregue em dezembro do ano passado. A queda foi de 4,1%, a maior nos últimos meses.

Desde o pico em agosto, os preços acumulam queda média de 10,3%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o preço caiu 6,0%.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,894 por litro no pagamento realizado em janeiro. Veja a figura 1.

A produção começou a diminuir em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, mas a demanda está fraca, com expectativa de melhora em fevereiro.

No que concerne à captação, segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, o volume aumentou 2,9% em dezembro, na comparação com novembro (média nacional). Foi o pico de produção na temporada.

Para janeiro, os dados parciais apontam queda, em relação a dezembro. Ainda assim, o volume está 7,2% maior em relação ao captado em janeiro de 2014.

Para o pagamento de fevereiro, referente à produção de janeiro, a pressão de baixa deverá perder força, considerando as fortes quedas já registradas e aos patamares atuais de preços.

 

Por: Rafael Ribeiro de Lima Filho

Fonte: Scot Consultoria

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo