Em 2008, apesar de a crise global ter “bagunçado” o fim de ano, o mercado de sêmen bovino registrou bons resultados, com crescimento de 9,45% sobre as doses comercializadas em 2007, de acordo com a Associação brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).
Com a volta dos investimentos em reprodução, muito se discute acerca do aprimoramento de raças “diferenciadas”, que proporcionem carne de qualidade ao mercado.
Neste contexto, a raça Bonsmara tem despertado o interesse do setor. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Campinas, a UNICAMP, a carne de animais Bonsmara possui qualidade e maciez diferenciadas, além de produzir carcaças com boa espessura e alto rendimento.
A raça já foi relativamente mais popular no Brasil (dentro do universo do cruzamento industrial). Entre 2003 e 2004, por exemplo, a comercialização de sêmen Bonsmara estava em alta, tendo atingido o pico de 55.735 doses. Entretanto, com a crise que acometeu a pecuária a partir de 2005, os investimentos em reprodução ficaram em segundo plano, e as vendas caíram 36%.
Em 2008, o mercado voltou a firmar para os criadores da raça.
As vendas, que vinham caindo desde 2005, apresentaram crescimento novamente de 6,6% de 2007 para 2008.
É possível observar que a comercialização de sêmen importado também deu um salto, mostrando que os investimentos realmente estão sendo retomados.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…