Notícias

Deficientes visuais visitam Unidade Demonstrativa de produção integrada de morango

Um grupo de deficientes visuais visitou uma Unidade Demonstrativa Central do Programa de Produção Integrada de Morango (PIMo), localizada no Parque do Morango Duílio Maziero em Atibaia, SP, em 17 de setembro. Foi a primeira vez que conheceram um projeto como esse e, principalmente, uma plantação de morangos.
O grupo, composto por doze deficientes visuais e doze “videntes” – guias que os acompanham, além de representantes da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Atibaia, foi recebido por Osvaldo Maziero, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Görmek com sede no Parque.
Maziero contou a história de sua família e sua relação com o cultivo de morango, e ao entrarem nas estufas, explicou como é realizado o processo do cultivo, desde a escolha das mudas até a colheita do fruto, ressaltando as práticas agrícolas mais sustentáveis realizadas conforme o manejo preconizado pela PIMo.
Segundo Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), coordenadora de projeto sobre PIMo, dentre essas práticas, destaca-se a anotação de todos os procedimentos em cadernos e campo, rastreabilidade, cuidados com a higiene e priorização do controle biológico são algumas das práticas que diferenciam o sistema e o morango obtido.
Durante as explicações, os visitantes se mostraram interessados, curiosos, fizeram várias perguntas em relação à plantação, produção e colheita do fruto. Ao longo da visita, puderam tocar nos morangos, sentir o fruto, sua folhagem, e também puderam degustar a fruta direto do pé.
Ao final do passeio, saborearam um suco de morangos colhidos na hora. Como forma de agradecimento pela receptividade, dois membros do grupo cantaram algumas músicas, entre elas, Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
“Foi a primeira vez que recebemos a visita de deficientes visuais em uma lavoura da PIMo e, tanto para eles quanto para os integrantes do Programa, a experiência foi muito interessante, emocionante e enriquecedora”, destaca Maziero.
Esta foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Município de Atibaia.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago