Primeiros seis meses do ano apresentaram aumento nas despesas.
Conclusões estão em informativo do Cepea.
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) disse nesta sexta-feira (08) que os custos de produção da pecuária de corte no país apresentaram forte alta no primeiro semestre ano, superando o crescimento registrado no preço da arroba. As conclusões constam no informativo elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia (CEPEA/USP).
“Os números mostram que, nos onze principais estados produtores, o preço médio do Custo Operacional Total (COT) subiu 10,72% e o Custo Operacional Efetivo (COE) outros 12,87%, nos primeiros seis meses de 2014”, diz a entidade.
Conforme a Confederação, no idêntico período, o preço do boi gordo valorizou 8,56%, maior percentual de alta desde 2010, conforme a média mensal do Indicador ESALQ/BM&FBovespa. “Naquele ano, o levantamento havia apresentado aumento no preço do boi gordo de 12,77%, para o COT, e de 14,75% em relação ao COE”, diz a CNA em nota.O Informativo CEPEA/CNA mostra que os gastos com reposição de animais e suplementação mineral foram os principais responsáveis pela elevação dos custos enfrentados pelos produtores no segundo trimestre deste ano, indica ainda a Confederação.
Preço do bezerro
Ao avaliar as cotações de todos os elos da cadeia pecuária neste primeiro semestre de 2014, a CNA afirma que o maior destaque ficou com o preço do bezerro. “Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa demonstrou, em junho passado, forte incremento na comercialização de animais de oito a 12 meses, com elevação de 19,5%, em relação aos preços praticados em dezembro do ano passado”, conclui a entidade.
O Informativo também indica que o poder de compra dos pecuaristas de recria-engorda caiu entre janeiro de 2004 e junho de 2014. No entanto, “houve um salto de qualidade na produção de bezerro no Brasil”. Conforme a CNA, enquanto, em janeiro de 2014, o produtor precisava vender 6,21 arrobas para adquirir um bezerro, em junho deste ano foram necessárias 8,53 arrobas, ou seja, 37% a mais em relação ao levantamento de 2004, diz a entidade.
Fonte: Globo Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…