Categories: Notícias

Cursos ajudam produtores a obter a certificação do café

Produtores rurais da região do Sul de Minas ganham um aliado na certificação do café. A parceria entre o SENAR Minas, Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) beneficiará produtores dos municípios de Claraval, Capetinga e Ibiraci. O objetivo é capacitar produtores e trabalhadores rurais para que as propriedades cumpram as exigências para a obtenção do Certifica Minas Café. A certificação é um importante passaporte para a comercialização do produto nos mercados nacional e internacional.

Cerca de 250 pessoas já foram beneficiadas pela parceria. Os cursos realizados foram de Tratoristas, Aplicação de Agrotóxicos, Motosserra, Manejo de Pragas e Doenças, Operadores de Colheitadeiras, Manutenção de Colheitadeiras de Café, Segurança no Trabalho, Derriçadeiras, Roçadeiras Manuais e Secagem de Café. O SENAR oferece a capacitação, aumentando assim a pontuação das propriedades certificadas na região. Os benefícios vão desde a qualidade do produto, melhoria da produtividade, segurança do trabalho até a proteção à saúde e ao meio ambiental.

A captação dos participantes é feita pelo mobilizador regional da Cocapec, que observa as necessidades da comunidade. Normalmente os cursos ocorrem nos núcleos das comunidades rurais ou em propriedades que atendam às exigências solicitadas.

O Programa Certifica Minas Café é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, através da Emater. Não há ônus aos produtores rurais e existe uma forte exigência dos órgãos fiscalizadores para a capacitação de mão de obra rural.

Segundo o engenheiro agrônomo do Certifica Minas da Emater, Norton Bertoldi, o preparo dos instrutores do SENAR, a metodologia utilizada, a responsabilidade na seleção e a condução dos cursos são a chave do sucesso das capacitações. “Os municípios de Ibiraci, Claraval e Capetinga têm demandado cada vez mais os cursos do SENAR, sinal da importância e necessidade para a região como um todo.”

De acordo com a mobilizadora da Coocapec, Cristiane Olegário Barbosa, quanto mais conhecimento adquirido, maior chance de êxito. “Quando se fala em certificação, se fala em responsabilidade social, econômica e ambiental. Agradeço aos parceiros que ajudam a construir uma agricultura sólida e sustentável, em especial ao Senar pelo comprometimento, apoio, eficiência e efetividade.”

 

Fonte: Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago