Notícias

Curso de Mecanização Agrícola abre portas do mercado de trabalho para jovens do meio rural

Mais 17 jovens receberam o certificado do curso de Mecanização Agrícola, Soja e Milho, do Programa Campo Aprendiz, nesta segunda-feira (16). Destes, oito já estão empregados, ou seja, mais de 50% da turma já têm emprego garantido. O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e diversos parceiros.
Esses jovens compõem a segunda turma do Programa Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola que se forma em 2016. Ao todo foram 31 alunos. Todos receberam proposta de trabalho antes mesmo de concluir o curso. Dezenove aceitaram a proposta e, ao concluir a qualificação, já estão com emprego garantido.
O certificado e o emprego foram os presentes para o jovem Vitor Hugo Rezende Souza, que completou, nesta segunda-feira (16.05), 24 anos. Ele conta que o curso lhe trouxe uma nova visão do mercado e ampliou seus conhecimentos na área de mecânica de máquinas e implementos agrícolas. “Essa é a parte que eu mais gosto. Pretendo continuar me qualificando. Quero fazer uma faculdade de agronomia ou alguma coisa na área de operação de máquinas e implementos agrícolas”.
O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, acrescenta que a qualificação é apenas uma ferramenta. “Depende de cada um transformar esse conhecimento em sucesso”, ressalta. Celidonio disse ainda que os jovens devem continuar estudando e investindo em conhecimento. “O mercado é promissor e carente de mão de obra qualificada”.
Assim como Vitor Hugo Rezende Souza, o orador da turma Laudir de Carvalho Oliveira, de 22 anos, conta que o curso trouxe mais que o conhecimento sobre mecanização agrícola para as cadeias produtivas da soja e do milho. “Também nos ensinou a sermos pessoas melhores. Até minha mãe comentou que mudei a postura diante da vida”
PROGRAMA CAMPO APRENDIZ – O objetivo é atender as demandas dos parceiros que precisavam cumprir a Lei de Aprendizagem 10.097/2000 regulamentada pelo decreto 5.598/2005. Este programa forma mão de obra para atender a demanda que cresce consideravelmente mês a mês nas cadeias de soja, milho, algodão, cana de açúcar e várias outras.
Boa parte dos jovens entre 18 e 24 anos que participam do programa já tem emprego garantido mesmo antes de concluir o curso. Para fazer o Campo Aprendiz é preciso ter entre 18 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou o médio e possuir contrato de trabalho especial de aprendizagem com as empresas agropecuárias.
A instituição de Ensino Rural oferece a capacitação em Mecanização Agrícola, Cultura da Cana de açúcar, Mecanização Agrícola voltada à cultura de Soja e Milho e Mecanização Agrícola voltada para o cultivo de Cana de açúcar. O tempo destas capacitações variam de 880 a 960 horas.
Este curso também aborda assuntos como relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita, gestão empreendedora, cidadania, noções de informática, saúde, segurança no trabalho e cálculos matemáticos. Além disso, há ainda outros assuntos específicos da cadeia produtiva que está sendo atendida.
As empresas interessadas em solicitar o programa especial Campo Aprendiz devem procurar o Sindicato Rural do seu município, que é o principal parceiro para realização de todos eventos do SENAR-MT. Vale ressaltar que a seleção dos participantes é feita pela empresa que deseja realizar o programa.
Este ano o SENAR conta com a parceria do Projeto Ação Integrada, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago