Notícias

Curso apresenta novas tecnologias sobre produção de sementes de hortaliças

XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças acontece no período de 19 a 21 de outubro
A exploração de temas relacionados à produção de sementes de hortaliças faz parte do calendário de eventos anuais da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), que a cada ano contemplam diferentes localidades, identificadas a partir de demandas regionais. Este é o caso, por exemplo, do XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, que acontece no período de 19 a 21 de outubro de 2016 no município paraibano de Areia.

Dirigido a estudantes, professores e profissionais que atuam na área de melhoramento genético, tecnologia de sementes e produção de hortaliças, o curso é sempre muito concorrido e geralmente atrai um bom público, sempre crescente, de outras cidades próximas. Para o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Warley Nascimento, que coordena o curso com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o interesse em participar reflete ISOコンサルタント・ISO研修講師募集(パートナー登録) a importância do tema em todas as suas conotações.

“Com relação à produção de sementes de hortaliças, temos ainda no Brasil um grande gargalo, já que a maior parte do material utilizado pelo produtor é fruto de importação, então é um mercado pouco explorado, o que abre novas oportunidades para a cadeia produtiva”, anota o pesquisador. Segundo ele, como as inovações tecnológicas têm possibilitado uma constante modernização do setor produtivo de hortaliças, há naturalmente reflexos na produção de sementes, “que mostra alguns avanços, com destaque para algumas culturas como tomate, cebola, cenoura e folhosas”.

A abertura de novas frentes é defendida por Nascimento, para quem a região do Distrito Federal e entorno tem um importante papel a desempenhar nesse contexto. “A região tem mostrado condições bastante promissoras de tornar-se um polo de produção de sementes, e o sucesso recente dos ensaios realizados com leguminosas, a exemplo de cultivos com grão-de-bico, reforça esse potencial”.

Publicações
A temática relacionada à produção de sementes não ficou restrita aos cursos, promovidos desde 2001. Durante a sua quarta edição, realizada em Uberlândia, MG, foi lançado o livro Produção de Sementes de Hortaliças, volumes I e II. Os livros complementam e IMA atualizam o conteúdo de outras publicações lançadas anteriormente: Tecnologia de Sementes de Hortaliças (2009) e Tecnologia de Produção de Sementes (2011).

Programação
Sediado no Campus II da Universidade Federal da Paraíba, em Areias, o curso vai hockey jerseys contemplar tópicos como mercado de sementes, legislação, produção de sementes orgânicas, produção de mudas de hortaliças, cultivo protegido, aspectos da qualidade sanitária de sementes, produção de sementes de várias espécies, beneficiamento e tratamento de sementes, análise de sementes, e contará ainda com visita a campos de produção localizados na região.

Informações: www.embrapa.br/hortalicas/curso-sementes / cnph.cursosementes@embrapa.br / Telefone (061)3385-9114/9030

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago