Notícias

Cultivo protegido de hortaliças é foco em treinamento do Senar/SC em Adbon Batista

O cultivo protegido de hortaliças, ou seja, em estufas, está em grande expansão e exige uma demanda cada vez maior de profissionais especializados. Com base nessa necessidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), desenvolveu, na última semana, um treinamento com 12 produtores rurais de Abdon Batista, no Meio Oeste catarinense, com o objetivo de capacitá-los para a produção de hortaliças em cultivo protegido.
O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria da Hydrotec Treinamentos, José Leocádio Martins. Segundo ele, essa técnica traz importantes vantagens e permite produzir com qualidade em qualquer época do ano, obtendo melhor remuneração na atividade. “A produção adaptada à sua melhor época permite, desde que atendidas as exigências nutricionais, o máximo desenvolvimento de hortaliças e manifesta o potencial produtivo com resistência às pragas e doenças”, explicou.
Segundo Martins foram repassadas aos produtores as características produtivas de relevo, clima e El solo, bem como aspectos gerais da construção de estufas. “É necessário fazer a escolha correta dos materiais para a construção da estufa e compreender as influências do clima nesse processo, além de conhecer as espécies adaptadas conforme cada região”.
Martins explicou que o uso de estufas permite proteger o ambiente de cultivo das intempéries do clima, tais como geadas, ventos fortes, chuvas intensas e granizos, além de possibilitar o aumento do potencial de produção. “A partir da melhoria da qualidade do produto, é possível a colheita fora de época, pois possibilita manter a temperatura e a umidade do ambiente dentro do exigido por cada hortaliça”.
De acordo com o supervisor do Senar/SC na região Meio Oeste, Diego Machado Visintin, os produtores tiveram acesso a dados técnicos, financeiros e às tendências de mercado para o segmento do cultivo protegido de hortaliças. “O Senar/SC oferece aos produtores todo o apoio técnico por meio de seus treinamentos para garantir a melhoria na produção”, finalizou.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago