Categories: Notícias

Cultivo do palmito pupunha melhora a renda de pequenos produtores de SP

Cultura depende de irrigação, adubação e condições climáticas favoráveis. Palmito industrializado rende um lucro a mais para o produtor.

O palmito pupunha ganha cada vez mais espaço nas terras do oeste de São Paulo. A cultura pode ser um bom negócio para as pequenas propriedades e o resultado tem agradado os agricultores

A pupunha ocupa uma área pequena em um lote no assentamento Polônia, em Mirante do Paranapanema. Mesmo sabendo que a espécie não é típica desta região do país, o agricultor José Tenório fez o plantio há cerca de três anos, apostando na cultura, e hoje tem 500 pés.

A pupunha já está no ponto de corte. Para retirar o palmito, o caule da palmeira é cortado bem próximo do chão e, aos poucos, Tenório vai tirando as cascas.

Embora seja uma espécie típica da Amazônia, produtores da região de Presidente Prudente se arriscam há muito tempo. Em apenas uma propriedade em Presidente Venceslau são quase 15 anos produzindo palmito.

Patrick Moreira agora está à frente da produção começada pelo pai. São quase 15 mil pés em pouco menos de um hectare de terra.

A experiência mostrou a ele que o sucesso da cultura depende de irrigação por, pelo menos, uma hora por dia, adubação, que pode ser feita inclusive com as folhas da pupunheira, e condições climáticas favoráveis.

O palmito já industrializado rende um lucro a mais para o produtor. “A gente tem uma venda maior no final do ano, época de Dia das Mães, férias, nestes períodos vendemos bastante e temos que ter o produto disponível”, diz.

Os agricultores do assentamento em Mirante do Paranapanema, também já estão se organizando para beneficiar o palmito pupunha.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago