Categories: Notícias

Crise hídrica em São Paulo faz preço do frete marítimo avançar

A seca no interior de São Paulo tem diminuído o transporte via hidrovias. Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a seca pressionou o preço do frete. Estima-se que a baixa navegabilidade na Tietê-Paraná transferiu por mês 126 mil toneladas de cargas às rodovias.

“O problema das hidrovias, em tempos de seca, é que as condições climáticas podem tirar a navegabilidade”, diz o especialista em hidrovias e doutor em navegação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Cruzes.

De acordo com o superintendente da administradora da Hidrovia do Paraná, Ahrana, Antônio Badih Chehin, já está em curso um Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) da hidrovia. “Hoje, a utilização da Hidrovia Paraná-Tietê tem capacidade para transportar até 6,2 milhões de toneladas de cargas por ano. A intenção é chegar a 2020 com capacidade de 50 milhões de toneladas ao ano.”

A perspectiva do executivo é que o investimento nas obras some R$ 2,4 bilhões, com previsão de conclusão para 2025. “Os países da Europa que apostaram em hidrovias foram os primeiros a sair da crise econômica”, disse o superintendente da Ahrana

Papel do governo

Para o presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, a intervenção do governo é fundamental. “É uma incoerência muito grande um país que tem hoje a maior malha hidroviária do planeta, não fazer uso desse modal”, disse ele, acrescentando que “as mudanças podem proporcionar a redução significativa de custos e o aumento da capacidade produtiva do setor agropecuário. No entanto, se não integrarmos o trem, o caminhão e a hidrovia, os nossos esforços serão em vão”.

Para o diretor de logística da Caramuru, Antônio Ismael Ballan, o momento atual pelo qual as hidrovias estão passando também é causado por mitos. “Precisamos desmistificar a ideia de que não há água. É claro que existem gargalos e que há muito para melhorar, mas esse é um bom modal.”

 

Por: Paula Cristina

Fonte: Diário do Comércio & Indústria

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago