Categories: Notícias

Criadores de peixes conseguem na Justiça suspender hidrelétrica em SP

Eles apontam que hidrelétrica de Ilha Solteira baixa os rios. 

Com a medida, piscicultores esperam que o nível dos rios aumente.

Em São Paulo, a falta de chuva já está provocando disputas judiciais. Criadores de peixe entraram na Justiça para tentar frear a geração de energia na hidrelétrica de Ilha Solteira porque acreditam que, com a paralisação das atividades, o nível da água voltará a subir.

Pedro Sanfelice tem criação de peixes em Santa Clara D”Oeste, no noroeste de São Paulo. Com os níveis dos reservatórios dos Rios Grande, Paraná e Tietê abaixo do recomendado para a piscicultura, ele não pode se descuidar. Os tanques, que antes ficavam em um só lugar, agora precisam ser deslocados com frequência, por causa do recuo da água.

A situação é consequência da pior seca das últimas décadas na região. No ano passado, em um ponto onde a profundidade chegava a oito metros, hoje, não passa de um metro. O rio onde Pedro tem os tanques faz parte do sistema que abastece a usina hidrelétrica de Ilha Solteira e de acordo com os criadores, a hidrelétrica, que é de responsabilidade da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), não deixou de gerar energia, o que contribuiu para baixar ainda mais o nível dos rios.

Preocupadas com os prejuízos e até com a paralisação da atividade, as associações de piscicultores da região entraram com uma ação contra o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Cesp.

A Justiça Federal aceitou o pedido e determinou a suspensão imediata da geração de energia na usina de Ilha Solteira, mas a Cesp informa que ainda não recebeu determinação judicial para suspender as operações. Segundo a companhia, a usina hidrelétrica de Ilha Solteira funciona de acordo com a programação estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Já a Secretaria de Energia de São Paulo diz que a concessionária faz testes para reduzir a vazão dos reservatórios de Jupiá e de Porto Primavera, o que deve colaborar para a recuperação do reservatório de Ilha Solteira.

 

Fonte: Globo Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago