Começou o período de monta em Mato Grosso do Sul.
Época de alta na venda de sêmen de bovinos para inseminação artificial.
As vendas de sêmen estão em alta em Mato Grosso do Sul. A expectativa dos criadores de gado é de um crescimento de 5% nos negócios.
Os funcionários coletar sêmen de 68 touros de diferentes raças na fazenda em Campo Grande. “O sêmen aguenta até cinco minutos no tubo. Depende do clima também. Se tiver muito frio, ele demora menos”, diz o coletor Marcelo José da Silva.
Todo o material coletado é congelado para a comercialização. A maior parte da produção na propriedade é vendida em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. A fazenda também comercializa sêmen para outros países da América Latina. Em média, são enviadas 70 mil doses por ano para o Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Este ano, o mercado está em alta.
A previsão também é de aumento de 5% nos negócios em relação a 2013 na fazenda no município de Terenos. Serão coletadas 5 mil doses de sêmen. Pouco mais da metade da produção será vendida e a outra parte irá ser usada nas fêmeas da propriedade. A fazenda utiliza Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). O gerente da fazenda diz que o processo ajuda no desenvolvimento genético do rebanho.
“Um touro da sua propriedade você pode usar para quantidade que você quiser tendo o sêmen disponível. Você também pode estar buscando no mercado touros excelentes, de ótimas avaliações, que tendem a trazer uma genética diferente ao seu rebanho que você já tem”, diz João Paulo Garcia.
Fonte:Globo Rural
