– Nesta técnica, o bezerro recebe uma alimentação especial, a qual as vacas não tem acesso.

– Na concepcção inicial desta tecnologia, a maneira de permitir o acesso apenas para bezerros, era feito pela altura do último fio do cercado que separava o cocho exclusivo do bezerro. A palavra “Creep”, em inglês, significa rastejar ou “engatinhar”, sendo uma alusão ao movimento que o bezerro teria que fazer para alcançá-lo. A palavra “feeding” significa alimentação.

– O período compreendido do nascimento à desmama, é o período de maior crescimento do animal. Ele normalmente dura cerca de 7 meses, no qual o animal ganha de 25 a 55% do peso final de abate.

– Neste período de intenso crescimento, animal esta depositando preponderantemente massa muscular, ocorrendo, portanto, os melhores índices de conversão alimentar (kg de alimento consumido/kg de peso ganho).

– Além disso, pelo seu baixo Peso Vivo (PV), o consumo de ração é baixo, diminuindo o valor do investimento a ser feito. Na média ficaria em torno de 0,6% PV, limitando-se o máximo de 2kg/cab.dia.

– Apesar dos ítens acima favorecerem o uso de ração, devemos considerar que:

* O balanceamento de ração deve levarem conta as particularidades que existem para esta fase davida. Dietas mal formuladas podem até dar resultados satisfatórios em ganho de peso, a curto prazo, mas comprometerem o ganho futuro do animal.

* O fornecimento de ração visandoo bezerro com peso a desmama cerca de 20% superior ao não suplementado, só tem sentido quando inserido num sistema de produção intensivo, no qual durante todo o tempo há a suplementação. Neste sentido, ele antecipa o ganho, de formamuito mais econômica, do que seria obtido em atividades mais caras como o semi-confinamento ou confinamento.

* Caso contrário, como na recria a pasto, este ganho adicional é diluído com o tempo, chegando o bezerro suplementado e o não suplementado, ao final da recria, com pesos muito semelhantes.

* O caso acima é particularmente mais drástico quando a desmama ocorre no final do período chuvosoe início da estação seca.

* O “Creep Feeding” é tão vantajoso, quanto maior a necessidade de suplementação. Portanto ele traz mais vantagem econômica quando realizada durante a seca. Isto coincide com aEstação de Monta no outono (Maio-Junho -Julho).

* A outra vantagem da suplementaçãocom ração coincidir com a seca é que o bezerro é desmamadono período das águas, quando as pastagens tem mais abundância e melhor qualidade.Mesmo assim, continua sendo necessário que ele esteja inserido num sistemade produção intensivo, para não haver diluição na recria, como comentado anteriormente.

– Para o pecuarista que têm recria a pasto e quer melhorar o ganho dos animais neste período entre o nascimento e a desmama, usando o “Creeper”, pode fazê-lo, com bons resultados, mas utilizando-se penas de um suplemento mineral especialmente formulado para os Bezerros.

Neste caso:

* Os níveis dos minerais são diferentesdo das vacas.

* Ele deve ser muito atraente (palatável)para que os animais o consumam.

* Podem ser usados promotores de crescimento, antibióticosou probióticos que melhorem o desempenho do animal.

– Com isso, ele consegue, além de um Peso Vivo até 10% superior,desmamar um bezerro de melhor qualidade, que tem maiores chances de desenvolvimento e responderá melhor a futuras suplemen- tações.

– Como vantagens adicionais desta técnica, podemos citar:

* Os animais se acostumam desde pequenos com a suplementaçãono cocho.

* Existem indícios de melhoria produtiva das vacas,quando os animais recebem ração.

* Pode ser usado como um auxiliar para diminuiro estresse da desmama.

* Aumenta, além do Peso Vivo à desmama,a uniformidade dos animais.

– Em resumo, é uma técnica cuja adoção deve ser muito cuidadosamente estudada, levando em consideração que quando mais intensivo o sistema, maior é a chance dela realmente ser útil no aumento da confiabilidade.

Desmame Precoce

* No desmane precoce promove-se o desleitamento dos bezerros antecipadamente.

* O objetivo é que a vaca, livre do estresse da lactação, recupere um bom estado corporal, volte a apresentar cio e fique prenhe.

* O ideal é que uma vaca em sua vida produtiva tenha uma parição por ano, ou seja que seu intervalo entre partos (IEP) dure 12 meses.

* A diminuição do IEP determina um maior número de bezerros nascidos por ano com o mesmo número de matrizes, dispondo-se de maior quantidade de bezerros para recria ou venda.

* É muito importante a manutenção de uma boa Condição Corporal (CC) para o rápido retorno de cio das vacas e, portanto, maior possibilidade de prenhez.

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago