Notícias

Copa do Mundo equestre


Especial 31ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Por: Carolina Mansur

O evento que funcionará como uma espécie de vitrine do mangalarga marchador vai, segundo os criadores, aproximá-los dos trabalhos desenvolvidos por criatórios de todo o país, além de permitir a apresentação dos melhores e mais representativos exemplares da raça. “Costumo dizer que é como a Copa do Mundo após as classificatórias. Participamos para apreciar, curtir e torcer pelo melhor”, define a empresária e criadora Cristiana Gutierrez, que há mais de 20 anos aposta nos cavalos da raça no Haras Morada Nova, em Inhaúma, na Região Central do estado.

As boas expectativas também giram em torno dos cursos e palestras, que vão garantir o aprendizado dos criadores para que continuem produzindo animais de qualidade digna de premiação. “A participação deve ser considerada pelos criadores porque todos os assuntos tratados são pertinentes no que diz respeito à evolução da raça”, destaca a empresária.

A troca de experiências foi o motivo que levou o administrador de empresas Carlos Augusto Reis Oliveira, do Haras Terra Natal, também de Inhaúma, a optar por tirar férias exatamente no mesmo período da Nacional. Ele cria exemplares da mangalarga marchador há pouco tempo e quer se dedicar às atividades da exposição.

O objetivo de Carlos Augusto é participar como visitante até 2014, quando suas primeiras criações deverão competir no evento. Apaixonado pelo mangalarga marchador desde que o viu marchar em uma exposição regional, ele se dedica aos animais há quatro anos. “Estou evoluindo com a criação desses animais, fazendo aquisição de boas matrizes para promover um acasalamento acertado e poder participar com dois ou três cavalos montados daqui a um tempo”, revela.

CONTATOS  Na opinião de Carlos Augusto, a exposição nacional surge como uma oportunidade ímpar de aprender para expandir a criação. “Acho importante ir ao evento para conhecer novas pessoas do meio, aprender mais e ter uma produção de animais cada vez melhor”, afirma. Tudo será feito com o propósito, segundo ele, de ser reconhecido como um criador de animais de qualidade, que participam e ganham competições importantes.

Cristiana Gutierrez, que está num patamar superior e tem animais que colecionam títulos como Reservado Campeão dos Campeões de Marcha e o Grande Campeão Nacional da Raça, ambos conquistados pelo cavalo Teorema da Morada Nova, concorda com o novo criador. E ela revela que o momento é oportuno para a troca de informações, uma vez que são os criadores os principais responsáveis pelo mercado. “Somos nós que oferecemos credibilidade para aqueles que pretendem iniciar na raça como criadores ou como usuários. A expansão depende de todos”, afirma.

Fonte: Estado de Minas
Caderno Agropecuário
Publicado em: 16/07/2012

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo