Notícias

Controle da Helicoverpa:aliado de tradição no mercado nacional “BAC CONTROL WP

Controle biológico da Helicoverpa armigera: Um aliado de tradição no mercado nacional “BAC CONTROL WP (Bacillus thuringiensis)” 

O Bacillus thuringiensis (Bt), vem sendo utilizado há muitos anos para o controle de lagartas na agricultura. Recentemente, com o surgimento de uma praga de grande importância, a Helicoverpa armigera, o Bt tem sido um aliado importante do produtor para o controle da mesma. A recomendação do uso de Bt para o controle integrado da lagarta Helicoverpa pelas Instituições de pesquisa tem feito o produtor acreditar mais no uso do Bt e, consequentemente, no controle biológico. 

No Brasil, a VectorControl (antiga Agricontrol) foi a primeira empresa brasileira a registrar um produto a base de Bacillus thuringiensis  para controle de lagartas. O produto de fabricação própria, “BAC CONTROL WP” teve seu registro aprovado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em 1987. Desde essa data, a empresa vem aprimorando seus produtos, ampliando suas instalações e conhecimentos no assunto. O resultado é um produto de qualidade no mercado, novas pragas sendo controladas e a satisfação dos produtores. 

Citamos a título de exemplo que, na safra passada, estudos realizados para o controle de Helicoverpa. armigera, por Instituições de pesquisa renomadas como a UEPG, demonstraram a eficiência do produto BAC CONTROL WP superior a 80%. Além disso, o produto vendo sendo recomendado em programa de manejo integrado de pragas e tem apresentado resultados animadores. 

A empresa também tem acompanhado agricultores que utilizam o produto no campo, e eles confirmam a eficiência do BAC CONTROL WP no controle de Helicoverpa. armigera e outras lagartas de ocorrência nas lavouras. Os produtores contam: “Além dos resultados animadores, temos um apelo ecológico para a utilização do BAC CONTROL WP’”.

O Controle biológico é uma ferramenta importante dentro de um manejo integrado de pragas. A utilização do BAC CONTROL WP (B. thuringiensis) dentro de um programa de manejo, por exemplo, além da eficiência no controle de lagartas, da especificidade dos alvos, pode evitar o surgimento de indivíduos resistentes a moléculas químicas. 

Um ponto considerável no sucesso do controle biológico de pragas é o conhecimento técnico, tanto da praga que se pretende controlar, quanto das condições climáticas, da cultura e do produto. Esses conhecimentos fazem a diferença para o sucesso na utilização de um produto. Por isso, é importante que as empresas produtoras ofereçam além do produto um suporte técnico. A VectorControl, empresa que já tem tradição no mercado nacional, com a produção de produtos biológicos desde 1984, tem essa preocupação, e, leva ao produtor não apenas um produto, mas uma solução.

Veja o registro aprovado em 1987: Clique aqui. 

 

Fonte: Agrolink 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo