Artigos

Contenção de bovinos

Para a avaliação dos bovinos muitos vezes é preciso fazer a contenção do animal, que precisa ser feito com cuidado evitando acidentes. A maioria dos procedimentos de exame físico podem ser realizados com o animal em posição quadrupedal, mais é preciso fazer a boa contenção da cabeça e limitar os movimentos dos membros e do corpo.

Geralmente, os animais de origem europeia têm comportamento dócil e calmo, mas os animais machos, principalmente os da raça holandesa, são muitas vezes traiçoeiros e imprevisíveis, e por isso precisam ser contidos com firmeza e atenção. Já os animais de origem indiana, ou são muito calmos ou muito agressivos, isso dependerá do tipo de manejo ao qual são submetidos, porém devem sempre ser contidos, pois podem se assustar facilmente.

A aproximação das fêmeas deve ser feita pelo lado direito, por onde são ordenhadas. Os bovinos atacam com as extremidades anteriores em sentido lateral, desenhando um semicírculo com movimento para trás. Mas, também podem lançar golpes curtos para a parte posterior.

Os animais acostumados com a manipulação do homem, como por exemplo, os animais produtores de leite e de exposição, permitem a aproximação para a realização de exames com a simples colocação do cabresto e de uma peia em seus membros posteriores. Os animais mais arredios devem ser colocados em um tronco de contenção, para a realização de exames, evitando que o animal ou o ser humano se machuque.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo