Categories: Notícias

Conselho define os agraciados com a Comenda Antônio Secundino

Neste ano, 11 personalidades serão homenageadas. Solenidade ocorrerá durante a 55ª Fenamilho, em Patos de Minas

BELO HORIZONTE (19/04/2013) – O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou, nesta quinta-feira (18), da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José, realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Durante a reunião, foram escolhidas as personalidades que receberão a homenagem neste ano. A solenidade de entrega da Comenda será realizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, durante a 55ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que acontecerá entre os dias 23 de maio e 2 de junho.

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente. Para o secretário Elmiro Nascimento, que foi reconduzido à Presidência do Conselho Diretor da Comenda, a homenagem, além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, destaca e valoriza aqueles que trabalham em prol da agricultura, pecuária e abastecimento, bem como do meio ambiente e da sustentabilidade.  “Trata-se de uma solenidade que ganhou projeção nacional e que traz a Patos de Minas as mais expressivas personalidades políticas e do agronegócio do país”, declara Nascimento.

Neste ano, 11 personalidades serão agraciadas: o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Faria Lobato; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gilberto Chonaku Sedyama; o professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luiz Roberto Guimarães Guilherme; o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

Participaram também da reunião os conselheiros Rubens Alves de Oliveira, professor da UFV; Renzo Garcia Von Pinho, professor da Ufla; José Aurélio Garcia Bergmann, professor da UFMG; deputado estadual Hely Tarquínio, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Pierre Vilela, representando a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg); Pedro Mário Ribeiro, representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); Cláudio Nasser de Carvalho, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas; Décio Bruxel, representando a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais; Aline Faria Trindade, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, o prefeito de Presidente Olegário, Antônio Cláudio Godinho, e  Marcos Sampaio, representando o Cerimonial do Governo.

Antônio Secundino

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago