Categories: Notícias

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

O fenômeno climático “El Nino” continua atuando, mas com intensidade muito fraca. O mês de outubro apresentou grandes variações de precipitação  na Região Sul do Brasil, enquanto no R.G.do Sul e S.Catarina as chuvas ficaram entre o normal e ligeiramente acima da média, o Paraná apresentou totais abaixo do normal em todas as regiões do estado. Os maiores volumes de chuva observados no Paraná ocorreram nas regiões centro-sul e leste e os menores ao norte.

As precipitações também registraram valores bem abaixo da média no Sudeste, já no Centro-oeste as chuvas, que atrasaram nesta primavera, voltaram ao normal no decorrer de outubro. Com a irregularidade observada nas precipitações, o Paraná vem apresentando baixos índices de umidade no solo no centro e norte do estado, nas demais áreas a umidade no solo vem apresentando valores entre regular a bom.  

As temperaturas observadas no decorrer de outubro, também apresentaram valores acima da média em toda a Região Sul do Brasil, principalmente no Paraná, onde as máximas ocorridas no decorrer da segunda quinzena chegaram a 40°C, em algumas áreas do norte e oeste do estado. As temperaturas também apresentaram valores médios acima da média no Sudeste e Centro-oeste do Brasil. 

O fenômeno climático “El Nino”, apresentou fraca atividade ao longo de outubro. Apesar das temperaturas das águas da superfície do mar, no Oceano Pacífico Equatorial, continuarem apresentando valores acima da média no decorrer do último mês, conforme podemos observar na figura 01. A maioria dos modelos de previsão climática, continuam indicando a permanência do “El Nino”, mas com fraca atividade ao longo dos próximos meses, as figuras de 02 a 05 mostram esta tendência. 

Nos próximos meses, o clima segue influenciado pelo “El Nino”, mas com fraca atividade. As precipitações na Região Sul do Brasil, não mudam muito o padrão, continuam muito irregulares, com totais abaixo da média nas áreas mais ao norte do Paraná, divisa com o estado de S.Paulo, nas outras áreas as precipitações devem ficar dentro da média para a época do ano. Na Região Sudeste as precipitações seguem abaixo da média e no Centro-oeste as chuvas também devem ficar dentro do esperado para a época do ano.    

As temperaturas continuam com grandes variações centro-sul do Brasil.

 

Por: Luiz Renato Lazinski

Fonte: Meteorologista/ INMET/MAPA

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago