Categories: ArtigosEquínos

Comportamento equino

Os cavalos sempre serviram ao homem, tanto como meio de alimento como de transporte. Sendo o cavalo um ser que nos ajudaram tanto no passado e que ainda presta serviço como terapeuta, nos esportes e para a polícia, precisamos entender melhor esse animal. Devemos a eles um tratamento digno, e para isso precisamos conhecer seus hábitos e comportamentos.

O cavalo é um animal que vivia em manadas, lideradas por uma fêmea. É ela quem disciplina a manada, decide onde a manada comerá e quais éguas o garanhão cobrirá. A comunicação com o grupo é feita através da linguagem corporal. A égua pune o membro isolando-o do grupo. É a forma efetiva de disciplina numa manada, pois o isolamento deixa vulnerável aos predadores e isso ninguém quer. Quando ele reconsidera sua posição e pede para voltar ao grupo a fêmea deixa que ele retome seu lugar na manada.

É importante lembrar que a primeira reação de um cavalo quando presente perigo é fugir. Eles fogem e percorrem aproximadamente uma distância de 600 metros antes de virarem e reconsiderarem a situação. Caso eles achem que a fuga foi em vão, eles recorrem à luta.

Os cavalos também são animais que pastam. Eles precisam gastar muito tempo alimentando-se. Isto significa que eles gostam de preservar a energia, esta só deve ser gasta se realmente necessário. Com isso, ele prefere escolher caminhos que tenham menor resistência, visa menor esforço para conseguir o que quer.

Nisso precisamos parar e pensar um pouco. Será que os cavalos que ficam muito tempo encocheirados são felizes? Será que quando treinamos um cavalo estamos fazendo que ele siga o caminho de menor resistência?

Cavalos precisam de 16 horas de mastigação, 4 horas de sono não contínuo, 4 horas de lazer e jogo e 24 horas de relacionamento social.

A COMUNICAÇÃO COM O CAVALO

· A palavra representa 7%

· O tom de voz 38%

· A linguagem corporal 55%

O CORPO FALA MAIS ALTO!

Se em nossas respostas temos mais pontos negativos que positivos, precisamos reavaliar o modo como estamos lidando com nossos cavalos. Pois, não será devido sua infelicidade que ele não consegue os melhores resultados nas provas? 

O animal só contraria as leis da natureza quando forçado pelo ambiente ou pelo homem. As consequências disto são doenças e comportamentos inadequados.

 

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago