Categories: ArtigosEquínos

Como aumentar o uso do garanhão na reprodução equina

O uso do garanhão na reprodução equina pode ser aumentado se for levado em consideração alguns pontos, dentre eles estão: data de início da estação, o ciclo estral das éguas e o seu acompanhamento, entre outros.

 Como sugestão de data do início da estação é preciso ter como objetivo o nascimento no início do ano hípico e levando em consideração um período médio de gestação de 320 dias, as fêmeas precisam ser cobertas a partir do dia 15 de agosto. É bom programar as doadoras, receptoras, potras, fêmeas paridas e matrizes que não emprenharam na estação anterior.

 O ciclo estral das fêmeas são poliestrais estacionais, apresentam vários cios durante um determinado período. A ciclicidade está correlacionada com a incidência de luz, assim, nos Estados do Norte e Nordeste as éguas ciclam normalmente de janeiro a dezembro, período de dias mais longos e com muita luminosidade. Já nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as fêmeas ficam longo período em anestro, no final do inverno e início da primavera ocorre o período de transição.

 O ciclo estral das fêmeas deve ser acompanhado, elas apresentam ciclos de 20 a 22 dias com períodos de cio de 5 a 7 dias e diestro de 15 a 17 dias. A maioria das éguas ovulam 24 a 48 horas antes do final do cio. O sêmen da maioria dos garanhões tem período médio de viabilidade de 48 horas, é aconselhado que as cobrições ocorram dentro deste intervalo. Os óvulos possuem tempo médio de vida de 6 horas, assim as éguas devem ser cobertas sempre antes da sua ovulação.

 Observando as características da reprodução dos equinos, principalmente o tempo de ciclicidade das éguas, é possível usar os garanhões com maior eficiência, ou seja, no pico do período fértil das fêmeas.

 

 

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago