Na última sexta-feira (20) foi realizado em Itinga, município do Vale do Jequitinhonha, o 1º Seminário Tecnológico de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itinga, Emater e Sebrae, que teve como objetivo discutir e apresentar alternativas de alimentação na bovinocultura.
O prefeito Adhemar Marcos Filho viu o evento como uma oportunidade importante para a população, um despertar para a escassez de água na região. “É preciso que todos se conscientizem. Temos rios que não correm mais água e que há um ano abasteciam nossas comunidades rurais”, advertiu o prefeito.
Para o anfitrião do Seminário e ano presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Hérua José Amim Lauar, a ideia do evento se deu à estação do momento. Ele explicou que a época é de fabricar e armazenar comida para a chegada do período de estiagem. Hérua disse também que as palestras serviram de proposta de convivência com a seca e de manobra para adquirir novos conhecimentos para formar ou adequar a produção de alimentos nutritivos e de qualidade para o Cheap nfl jerseys gado.
No primeiro debate do seminário foi abordada a produção de silagem de sorgo forrageiro. Os produtores aprenderam desde os tipos de sorgo, suas vantagens de plantio às técnicas de adubação, de colheita e principalmente sua alta produtividade, silagem de qualidade e custo reduzido quando comparado ao milho. A palestra foi ministrada pelo professor e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Avelino Santos Rodrigues.
O segundo tema foi palma forrageira no semiárido brasileiro. O palestrante e pesquisador da Embrapa Semiárido, Doutor Carlos Alberto Tuão Gava apresentou técnicas e manejo fitossanitário da planta, ressaltando sobre suas variedades, plantio, monitoramento, intensidade de corte, adubação e seus agressores típicos.
Produção, manejo e uso do feno foi tema da última palestra apresentada pelo técnico da Emater, Robspierre Ferraz.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…