Categories: Notícias

Colheita da soja começa com poucos produtores em Mato Grosso do Sul

Produtores de São Gabriel do Oeste e Amambai já colhem a oleaginosa.

Estiagem no período de plantio reflete em atraso também na colheita.

Na semana passada alguns produtores iniciaram a colheita da safra 2014/2015 de soja em Mato Grosso do Sul. Por conta da estiagem prolongada que ocorreu em todo o estado no início do plantio, entre setembro e outubro do ano passado, houve um atraso na semeadura da maior parte das lavouras sul-mato-grossenses e isso deve se refletir também na colheita, que deve ser concentrada a partir de fevereiro.

Mesmo os poucos produtores que já iniciaram a retirada dos grãos do campo, estão fazendo o trabalho em áreas pequenas ou talhões cultivados com variedades precoces. Após a colheita dessas áreas eles devem interromper temporariamente os trabalhos e aguardar a finalização do desenvolvimento das lavouras que sofreram atrasos no plantio por conta da escassez de chuvas, para retomá-los.Em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande, na região norte do estado, o produtor rural Jânio Pinesso, da fazenda Monte Azul, é um dos que iniciou a colheita. Segundo o engenheiro agrônomo, Rodrigo Almeida, que é o responsável técnico pela área, o trabalho começou na sexta-feira (10) e tinha previsão de durar três dias.

Estavam sendo colhidos 430 hectares cultivados com variedades precoces. A produtividade projetada para a parcela era de 59 sacas por hectare e toda a produção desse talhão, conforme o agrônomo, já havia sido comercializada antecipadamente.

De acordo com Almeida, encerrada a colheita dessa área, haverá uma pausa nos trabalhos, que serão retomados dentro de aproximadamente dez dias em uma área de mais 1.500 hectares, onde foi plantada uma outra variedade.

Já na região sul, a colheita da soja foi iniciada em Amambai, a 332 quilômetros de Campo Grande. O produtor Christiano da Silva Bortolotto começou os trabalhos na terça-feira passada (6) e até sexta-feira (9) já havia colhido 130 hectares.”Vou colher mais 200 hectares e depois como houve um espaço no plantio por conta da estiagem, vou retomar em fevereiro”, explica o produtor, completando que área total cultivada com a oleaginosa é de 1.240 hectares e a projeção, pelo menos no talhão com soja precoce que já está sendo colhida é de uma produtividade média de 65 sacas por hectare.

Segundo projeção divulgada na sexta-feira passada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2014/2015, a área cultivada com a oleaginosa neste ciclo em Mato Grosso do Sul foi de 2,300 milhões de hectares, a produtividade média projetada é de 3.062 quilos por hectare, ou 51,03 sacas por hectare, e a produção total do estado pode chegar a 7,044 milhões de toneladas.

 

Por: Anderson Viegas

Fonte: Agrodebate

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago