Notícias

Cobb debate ferramentas de manejo para maximizar resultados de frangos de corte

Uma suplementação de alimentos combinada com correto aquecimento de cama do aviário e renovação de ar para frangos de corte na primeira semana de vida é fundamental para extrair o melhor desempenho produtivo e o tão desejado máximo potencial genético do plantel, defendeu o médico veterinário e especialista em Frango de Corte da Cobb-Vantress para a América do Sul, Marcus Briganó, durante a palestra “Ferramentas de manejo para maximizar resultado de frango de corte”, realizada para mais de 250 pessoas em evento empresarial durante o XVII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que aconteceu em Chapecó, em Santa Catarina.

“Estes três pontos (suplementação de alimentos, aquecimento de cama e renovação de ar) precisam estar bem estabelecidos na granja para garantir o melhor ganho de peso. E esta estratégia é especialmente importante durante os primeiros sete dias porque, se o animal não tiver um bom desenvolvimento inicial, ele não terá um bom desenvolvimento dos órgãos digestórios, como intestino, fígado e pâncreas, o que significa que serão menos eficientes e, consequentemente, menor capacidade de ganho de peso final. Como a conversão alimentar é melhor na fase inicial, qualquer ganho que deixar de acontecer não será recuperado, pois cada grama que o pintinho ganha na primeira semana significa de 6 a 10 gramas na idade de abate”, alertou o especialista.

Ele explica que a adoção de uma manejo adequado para extrair o máximo desempenho dos animais é extremamente importante diante da atual conjuntura da atividade, que vem sendo pressionada com os custos em patamares elevados. “É a melhor estratégia para minimizar o impacto negativo da pressão de custos na rentabilidade do produtor”.

Manejo
Durante a apresentação, Briganó destacou que o produtor deve se preocupar com todos os cuidados possíveis para manter o pintinho ativo e se alimentando nas três primeiras semanas e, na parte final, controlar a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar. Para a fase inicial, ele ressalta a importância de garantir uma quantidade correta de comedouros e bebedouros para os animais. “Nos primeiros três dias vale cobrir, no mínimo, de 40 a 60% da área de pinteiro com papel. E este papel deve estar com boa quantidade de alimento”.

Outra ferramenta destacada pelo especialista é o correto aquecimento da cama. “Muitas vezes nos preocupamos em prover e aferir a temperatura do ar, mas é a temperatura da cama que é mais importante. Para garantir melhor desempenho, melhor ganho de peso inicial, o pré-aquecimento é fundamental”, afirma. Ele defende, que o aquecimento da área deve ser iniciado pelo menos 18 horas antes da chegada do pintinho na granja. “A temperatura ideal para a cama é de 32 a 33o C, por isso este período de pré-aquecimento da cama pode ser maior, chegando em até 48 horas antes da chegada dos animais, em regiões mais frias e em granjas com menor capacidade de isolamento térmico”, explica o executivo.

Para ele, a renovação do ar é uma ferramenta igualmente estratégica para garantir o melhor desempenho. “Muitas vezes, preocupados em manter a temperatura no aviário, os produtores acabam lacrando a área de pinteiro, o que leva a um acúmulo muito grande de gases tóxicos, como gás carbônico, amônia e monóxido de carbono, além do acúmulo de umidade. E essa umidade vai prejudicar a qualidade da cama, promover problemas intestinais, respiratórios e qualidade de carcaça, sem contar que ambientes com baixa renovação de ar promovem queda na atividade pintinhos e consumo de alimentos”.

A Cobb foi um dos destaques do XVII Simpósio Brasil Sul de Avicultura. Além da palestra do Marcus Briganó em evento empresarial, a empresa participou dos debates do Painel de Abertura com o especialista em nutrição de aves da Cobb, Vitor Hugo Brandalize, que defendeu redução da incidência de miopatias e outras lesões e ocorrências na qualidade das carcaças através de manejo, nutrição e mudanças na estratégia de crescimento das aves. Durante este encontro, a empresa anunciou ainda a contratação de novos profissionais como parte da estratégia de crescimento através de uma presença mais próxima dos clientes no campo.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago