A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sugere que os Estados produtores de café entrem em contato com as Secretarias estaduais de Agricultura para que seja declarada emergência sanitária para a broca-do-café (Hypothenemus hampei). A praga tem causado prejuízo aos cafeicultores e a declaração é necessária para que seja autorizada a aplicação de um inseticida à base de Ciantraniliprole, de baixa toxidade.
Minas Gerais, principal Estado produtor, até o momento, é o único autorizado a aplicar o inseticida, conforme portaria 711, publicada na sexta-feira passada (18), no Diário Oficial da União.
Segundo a CNA, outubro marca o início da formação dos grãos da próxima safra de café, período também em que se iniciam as aplicações de produto para o controle da broca-de-café nos Estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Ainda dá tempo de conseguir a autorização para utilização do inseticida importado e evitar prejuízos nesta safra, informa por meio de comunicado a assessora técnica da Comissão Nacional de Café da CNA, Natália Sampaio Sene Fernandes.
O inseticida já é registrado nos EUA, na União Europeia, no Canadá e no Japão. A expectativa é que o produto seja registrado definitivamente no Brasil até o fim do ano. O agrotóxico foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e previamente autorizado pelos órgãos de saúde e meio ambiente.
Fonte:Agencia Estado
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…