Categories: Notícias

CNA diz que medidas resolvem parte do endividamento do setor de café

Parcela expressiva dos produtores de café não será beneficiada pelo novo prazo de pagamento concedido pelo governo para o pagamento de suas dívidas, segundo nota divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O período estabelecido para a renegociação das parcelas vencidas e a vencer é de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2014.

“É preciso estar atento para o fato de que os novos empréstimos tomados pelo cafeicultor em meio à crise terão vencimento no segundo semestre de 2014, período excluído pelo governo nas renegociações”, afirma a entidade. Assim, esses produtores enfrentarão, novamente, enormes dificuldades para pagar as dívidas.

A situação é grave por causa da desvalorização de mais de 30,0% nas cotações do café arábica este ano, que comprometeu fortemente a renda dos cafeicultores e prejudicou a capacidade de pagamento de suas dívidas.

Conforme a CNA, há mais de dois meses, o setor aguardava uma resposta do governo ao pleito da entidade de suspensão dos pagamentos de todos os débitos da cafeicultura por 120 dias.

A CNA pedia a prorrogação dos pagamentos por 120 dias de todas as fontes de operações de crédito rural, para que todos os cafeicultores fossem beneficiados e o estudo de viabilidade econômica da atividade cafeeira fosse concluído, o que não ocorreu, observa a entidade.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a renegociação não abrange as parcelas vencidas e vincendas do Pesa, Securitização, Dação em Pagamento e dívidas inscritas ou não na Dívida Ativa da União (DAU). Por isso, a CNA diz que as medidas anunciadas não atendem ao pleito da entidade.

A CNA está concluindo um estudo de viabilidade econômica da cafeicultura. O objetivo do levantamento é possibilitar a definição de propostas estruturantes e o estabelecimento de uma política de médio e longo prazos que dê sustentabilidade econômica ao setor.

Fonte: Valor Econômico. Por Carine Ferreira. 2 de dezembro de 2013.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago