Categories: Notícias

Cientistas propõem dieta para reduzir metano emitido pelas vacas

Inclusão de óleos e pastagens mais jovens ajudariam a reduzir emissões.

Gado bovino é o segundo maior lançador de gases-estufa, depois do homem.

Dietas especiais com pastagens mais jovens, a inclusão de certos óleos e a implementação de sistemas silvipastoris podem contribuir para reduzir o metano produzido pelo gado bovino, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois das atividades humanas, segundo cientistas colombianos.

“Fizemos vários estudos nos quais avaliamos diferentes tipos de forragem que são oferecidos a vacas leiteiras (…) e revisamos como a idade da colheita e a espécie influenciam na produção de metano”, explicou o professor Juan Carulla, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Nacional (UN), citado na edição de julho do jornal “UN Periódico”.

Assim, os especialistas recomendam o uso de forragens mais jovens, já que o pasto mais tenro produz menor quantidade de gases por unidade de alimento consumido ou fermentado. Exemplo disso são as dietas à base da leguminosa forrageira “Lotus tenuis” (cornichão Larranaga), que produzem 30% menos gás metano.

Incorporar diferentes tipos de óleos na alimentação dos ruminantes também permite reduzir as emissões de metano, afirmaram os cientistas. “Descobrimos que alguns podem diminuir as emissões por unidade de matéria seca fermentada”, disse Carulla.

Melhor qualidade na digestão

Implementar sistemas silvipastoris é outra estratégia sugerida. Isto supõe incluir arbustos na dieta do gado, aumentando a qualidade da digestão dos animais.

Segundo o professor Roberto García, da UN em Palmira (Vale do Cauca, oeste), os sistemas de pastoreio atuais, que degradaram os solos, devem ser mudados, aproveitando o que a natureza oferece para se conseguir um equilíbrio nos ecossistemas. “Devemos evitar as pradarias onde só há pasto e promover o desenvolvimento de outro tipo de vegetação”, destacou.

Bois e vacas emitem gás metano quando arrotam, o que fazem duas vezes por minuto, e expulsam flatulência. Uma vaca adulta pode gerar gás metano equivalente ao CO2 gerado em um dia por um carro, segundo estatísticas divulgadas pelo UN Periódico.

 

Da France Presse

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago