Categories: Notícias

Certificado inédito na produção de banana

O fruticultor Jaime Sena Gonzaga, de Nova Porteirinha (Norte de Minas), acaba de receber um certificado inédito do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA): o de produtor de bananas sem agrotóxicos. O atestado, do Programa de Certificação de Produtos sem Agrotóxicos (SAT), é voltado para vegetais cultivados sem o uso de defensivos químicos. A propriedade, de 10 hectares, conta com uma produção focada na sustentabilidade e no manejo agroecológico, sem a utilização de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. Os produtos de combate às pragas, em sua maioria, são feitos dentro da propriedade por meio da utilização de adubos feitos a partir da compostagem e da "biocalda" de fermentação feita com mel de cana, esterco, entre outros.

“A primeira preocupação foi com a qualidade dos produtos, que por serem feitos sem qualquer agrotóxico não agridem o solo, o meio ambiente e a saúde dos consumidores. Depois da certificação, a repercussão em minha cidade tem sido grande. A intenção é estimular outros produtores a aderirem ao sistema, que ao contrário do que se pensa, não é mais caro que o convencional”, conta Jaime Gonzaga. Ele espera poder comercializar as bananas nos grandes centros urbanos futuramente.

Para conceder a certificação o IMA realizou auditorias de conformidade e análises de resíduos para verificar a qualidade e características das bananas, obedecendo a uma série de critérios. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) ficou responsável por prestar assessoria ao produtor durante o processo.

Além da banana, café, hortaliças e morangos já contam com a certificação. Outra propriedade de banana e uma associação de produtores de açúcar mascavo da região dos Campos das Vertentes também estão passando pelo processo para receber o certificado. A adesão ao programa é voluntária e deve ser renovada anualmente.

Fonte: Jornal Estado de Minas
Publicação: 29/04/2013

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago