A exportação da carne bovina de Mato Grosso tem como seu principal porto de escoamento o da cidade de São Francisco do Sul (SC), que escoou 43% do total exportado neste ano. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) no último boletim. “No entanto, têm-se buscado novas alternativas, como os portos do arco Norte, que já vêm sendo amplamente utilizados para exportar grãos”.
Segundo a entidade, “apesar de tais portos ainda não terem uma grande representatividade no escoamento da carne, acredita-se que sua utilização seria de grande proveito, já que a proximidade em relação a Mato Grosso, quando comparados a outros portos, faria com que os custos de transporte caíssem, aumentando a competitividade da proteína bovina do Estado, podendo refletir positivamente no preço da arroba do boi”.
Porém, segundo a entidade, “tem-se como barreira do seu uso a precariedade das rodovias de acesso, o que faz com que haja a necessidade de investimentos em infraestrutura, para que eles sejam amplamente utilizados”.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…