Categories: Notícias

Carne de frango: principais países produtores da União Europeia

Levantamento efetuado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aponta que 82% da produção de carne da União Europeia – prevista, neste ano, em 10,070 milhões de toneladas – se concentram em apenas 10 dos 28 membros do bloco.

Os líderes da produção, por sua vez, não são dois países, mas dois blocos – um político, outro econômico. O bloco político é o Reino Unido, composto por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Detém a maior parcela, 14% do total.

Já o bloco econômico é o denominado Benelux, composto por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Juntos respondem por 13% da produção europeia.

Na sequência vem uma série de seis países: Polônia (12%), Espanha (11%), França (10%), Alemanha (9%), Itália (9%) e Romênia (4%). Que, em conjunto, contribuem para que a produção da UE aumente cerca de 1,25% em 2014.

Mas há uma exceção nesse grupo. Da França que, segundo o USDA, apresenta queda de produção no corrente exercício devido, sobretudo, a três fatores:

1º) Redução dos subsídios que vinham sendo proporcionados pela UE aos países que exportam para o Oriente Médio;

2º) Falência do grupo Doux;

3º) Aumento das perdas enfrentadas pelo grupo Tilly Sabco que, a despeito de uma redução de produção da ordem de 40%, permanece na iminência de uma concordata e, provavelmente, não tem muito tempo de vida. 

Em função dessa situação, o USDA prevê para 2015 expansão em índices muito similares aos de 2014, ou seja, algo abaixo de 1,5%. E comenta que mesmo esse pequeno aumento só ocorre porque a carne de frango é que melhor responde a uma economia em recessão.

No tocante às exportações, para este ano o USDA aponta redução próxima de 3% (de 1,080 para 1,050 milhão de toneladas) e, para 2015, aumento da ordem de 1% (cerca de 1,060 milhão de toneladas).

Mas, retornando à análise inicial: dos 28 integrantes do bloco, dezoito países – Áustria, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Malta, Portugal, República Checa e Suécia – respondem por 18% da produção europeia de carne de frango. Ou seja: cada um responde, em média, por apenas 1% dos 10,070 milhões de toneladas previstos para o corrente exercício. 

 

Fonte: Agrolink

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago