É importante que o setor de produção esteja comprometido com o manejo adequado das aves, incluindo boas práticas de nutrição, sanidade e higiene para oferecer um alimento de alta qualidade aos consumidores. As festas de fim de ano se aproximam e para muitas famílias brasileiras o tradicional peru não pode faltar nas ceias comemorativas. É justamente nesta época que a demanda por produtos feitos à base de peru se intensifica, colocando o setor em ascensão. Para a cadeia produtiva, é um momento interessante para as vendas. Para o consumidor, é a oportunidade para incrementar as ocasiões festivas com uma alimentação saborosa e saudável.
A carne magra e nutritiva, com textura e sabor característicos e diferenciados das outras carnes encontradas no mercado, agrada os mais diversos paladares e é recomendada para dietas de baixa gordura. Devido às suas peculiaridades, os pratos preparados com peru são bem aceitos no Natal e na virada do ano. De acordo com o gerente executivo das categorias in natura e comemorativos da BRF, Fabrício Amorim, a expectativa de crescimento nas vendas destes produtos ficam na ordem de 10% e para atender os anseios dos consumidores é importante fazer cuidadosamente, desde o início do ano, todo o planejamento das vendas das aves de fim de ano, analisando as tendências de consumo.
Para garantir uma comercialização com resultados positivos é fundamental seguir rigorosamente alguns cuidados, que vão desde o sistema de criação das aves nas propriedades até o momento de permanência nas gôndolas dos supermercados. No contexto varejista, por se tratar de itens congelados, é importante manter a câmera refrigerada e suas ilhas/freezers sempre na temperatura correta. “O cuidado no manuseio dos produtos também é essencial para que não haja cortes e rasgos nas embalagens, deixando uma imagem ruim para o consumidor, prejudicando assim o seu giro”, orienta Fabrício. No contexto da criação, a escolha da raça a ser utilizada, as instalações do local, a nutrição e a sanidade do plantel são fatores decisivos para alcançar uma boa produtividade.
Fonte: Revista Produz
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