Notícias

Cana-de-açúcar – Minas pode obter novo recorde

Área ocupada com o plantio no Estado é de apenas 1,2%

BELO HORIZONTE (03/09/2010) –  Minas Gerais pode alcançar um novo recorde na produção de cana-de-açúcar destinada às atividades sucroalcooleiras. Esta previsão é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base na estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de que a safra de cana no Estado, em 2010/2011, deve alcançar 58,1 milhões de toneladas, volume 16,50% superior ao registrado no período anterior.

De acordo com o superintendente de Política Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, "a produção mineira de cana-de-açúcar alcançava 18,2 milhões de toneladas em 2002 e saltou para 47 milhões em 2008, um acréscimo de 158%. Na safra de 2009/2010, avançou até 49,9 milhões de toneladas, e a estimativa com base no estudo feito entre 1º e 20 de agosto mostra nova expansão".

Ele destaca também a estimativa de aumento da área plantada de cana-de-açúcar para 706,6 mil hectares, que corresponde a um avanço de 20,0%, apesar da retração de 3,0% no rendimento das lavouras.  

Albanez ainda explica que Minas Gerais conta com a segunda maior área ocupada com cana-de-açúcar no país, atrás de São Paulo, que dispõe de 4,4 milhões de hectares. Paraná, Goiás e Alagoas completam o grupo dos grandes produtores. Em todo o país, a área destinada ao setor sucroalcooleiro alcança 8,2 milhões de hectares ou 10,2% mais que a área anterior.  

De acordo com a estimativa da Conab, na safra 2010/2011 Minas Gerais vai destinar 32,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para a produção de álcool. Este volume equivale a cerca de 9,0% do total destinado pelo Brasil para as usinas de álcool. Já para a transformação em açúcar, o volume a ser encaminhado por Minas deve alcançar 25,5 milhões de toneladas, equivalentes a 8,6% do volume reservado pelo Brasil para a mesma finalidade.

Albanez diz que o setor sucroalcooleiro tem destaque no PIB do agronegócio estadual, avaliado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. "A estimativa para este ano alcança R$ 91,65 bilhões e a atividade responde por 15% a 17% desse valor", enfatiza.

Área para expansão

A Superintendência de Política e Economia Agrícola da Seapa aponta para a possibilidade de crescimento do cultivo de cana-de-açúcar destinada às atividades sucroalcooleiras em Minas Gerais, pois os plantios ocupam apenas 1,2% da área total do Estado. "A perspectiva de aumento da ocupação da área com canaviais no território mineiro é reforçada pelo fato de Minas deter apenas 8,9% da produção nacional enquanto São Paulo responde por 56,7% e, naquele Estado, a área disponível para expansão do cultivo já está limitada", assinala o superintendente.

Ele observa também que o crescimento estimado do plantio de cana no país (10,2%) reforça a participação dessa fonte na matriz energética brasileira, com a produção de etanol e de biomassa (bagaço), esta destinada à geração de energia elétrica. Os produtos da cana representavam 17% da matriz energética do país em 2008 e a participação aumentou para 18,1% no ano seguinte. Para 2010 está previsto novo aumento da participação. De acordo com a avaliação da Secretaria da Agricultura, a utilização dessa energia contribui para a diminuição da emissão de gás carbônico (CO2). Em 2008, a emissão per capita anual desse gás, no Brasil, foi de 1,78 tonelada, número inferior ao registrado nos países desenvolvidos. Os Estados Unidos têm emissão de 19,0 toneladas por habitante e no Japão o índice é de 9,50 toneladas por pessoa, informa a Agência Internacional de Energia (IEA).

"Esses dados comprovam a contribuição do setor sucroalcooleiro para a contenção do avanço do aquecimento global", finaliza o superintendente.     

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Social
Jornalista responsável: Ivani Cunha
Contato: (31) 3215-6568                     

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo