O Desafio Nacional de Máxima Produtividade, prêmio organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, vai premiar um agricultor do sul do país que conseguiu colher o surpreendente número de 117,33 sacas de soja por hectare. O volume superou as expectativas da organização, que estipulou como meta 115 sacas por hectare. A produtividade superou também a média nacional, que é de 50 sacas/há, sendo 134% maior.
Para chegar a esse resultado, o produtor e o consultor técnico utilizaram tecnologias e técnicas inovadoras no plantio do grão de forma não-irrigada. Esse conhecimento será repassado a produtores nos Fóruns Regionais de Máxima Produtividade de Soja, que devem ocorrer em diversos estados do Brasil nos próximos meses.
Além do campeão nacional de soja não-irrigada, os outros vencedores regionais e o campeão de soja irrigada também alcançaram grandes produtividades:
Soja não irrigada:
Campeão do Norte-Nordeste: produziu pouco mais de 92 sacas por hectare
Campeão do Centro-Oeste: produziu pouco mais de 109 sacas por hectare
Campeão do Sudeste: produziu 100 sacas por hectare
Campeão do Sul (campeão nacional): produziu pouco mais de 117 sacas por hectare
Soja Irrigada:
Campeão produziu pouco mais de 102 sacas por hectare e é de Minas Gerais
Para o presidente do CESB Orlando Martins, os resultados são um norte para a produção brasileira de soja. “Mais uma vez o resultado do campeão nacional do Desafio ultrapassou a média da colheita do Brasil e ainda superou a meta da competição, que era de 115 sacas por hectare. Isto comprova que o agricultor brasileiro tem um grande potencial na produtividade da soja e que também está investindo cada vez mais em novos métodos e tecnologias”, ressaltou.
A premiação acontecerá dia 24 de julho, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Brasília, e o ministro Neri Geller irá entregar os troféus para os vencedores. Todos os campeões em produtividade participarão de uma viagem técnica aos Estados Unidos entre os dias 2 e 10 de agosto de 2014, quando visitarão culturas de soja de alta produtividade e centros de pesquisas e universidades. Receberão também um certificado do CESB como reconhecimento a alta produtividade.
Por: Redação Globo Rural
Fonte: Globo Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…