Campanha recolhe mais de sete mil embalagens de agrotóxicos em Gentil

A Campanha Anual de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos de Gentil, realizada no período de 31 de maio a 01 de junho, recolheu 7.702 embalagens, em 80 propriedades rurais do interior do município. Esse resultado é fruto da Campanha, feita em parceria entre a Prefeitura de Gentil, por meio da Secretaria de Agricultura, o Escritório municipal da Emater/RS-Ascar e empresas locais.
A Campanha, visa dar destino adequado às embalagens vazias de agrotóxicos, assegurando a preservação do meio ambiente e reduzindo a contaminação de nascentes e córregos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Renato Alessi, o objetivo desse trabalho realizado periodicamente é recolher o máximo de embalagens vazias de agrotóxicos. Ele destaca que é papel do poder público municipal incentivar a destinação correta destes materiais.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Gentil, Elder Dal Prá, a legislação obriga o agricultor a devolver as embalagens vazias de agrotóxicos na unidade de recebimento indicada pelo revendedor em até um ano após a compra ou do uso do produto. As embalagens devem ser lavadas (tríplice lavagem) com o intuito de reduzir os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente.
